Política

Governo assegura recursos para realização de concurso da Sejudh

Foto Mayke Toscano/ Gcom

O Governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), assegurou recursos para a realização de concurso público para provimento de cargos no Sistema Penitenciário. A decisão se deu após reunião realizada entre gestores das secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Planejamento (Seplan) e Fazenda (Sefaz). A publicação do edital deve ocorrer dentro próximos dias.

A atual administração prometeu, em fevereiro, que o edital do concurso seria publicado no segundo semestre de 2016. O processo será realizado para preenchimento de cadastro reserva de 714 vagas de agente penitenciário e 68 de profissionais de nível superior. De acordo com o titular da Sejudh, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, a demora se deve por que o processo para autorização do concurso passou por todos os trâmites regulares. 

“Tivemos as manifestações das Secretarias de Gestão, de Fazenda e de Planejamento, pois foram feitos alertas em relação ao limite de gastos com pessoal, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e consequente impedimento de provimento de cargos públicos”, disse Dorilêo.

À época do anúncio do concurso, o secretário de Estado de Gestão, Júlio Modesto, afirmou que as nomeações deverão seguir, além do interesse público, as observações legais relacionadas à LRF.  Modesto ainda disse que as nomeações ocorreriam conforme a disponibilidade orçamentária do Estado.

“Sabemos que o quadro atual de servidores do sistema penitenciário é insuficiente para atender a todas as demandas do Estado, mas também temos que levar em consideração o cenário macroeconômico que vivemos e as dificuldades de adequação às regras impostas pela LRF”, enfatizou.

Em fevereiro de 2016, o governador Pedro Taques visitou a sede da Sejudh para discutir com os servidores públicos e líderes sindicais as principais necessidades da pasta. Na ocasião, ele reforçou o compromisso de realizar concurso público para agentes penitenciários.

Taques ainda falou sobre a importância da Sejudh para o estado de transformação e garantiu que conhece todas as necessidades da secretaria, principalmente sobre o sistema penitenciário e a necessidade de ressocialização daqueles que hoje estão inseridos nele. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões