O governador José Ivo Sartori comunicou na manhã desta segunda-feira (3) em Porto Alegre que 500 policiais militares aposentados serão chamados para atuar em escolas, em videomonitoramento e em serviços administrativos.
Também disse que 683 aprovados em concursos serão convocados, sendo a maioria PMs, além de policiais civis, bombeiros e para a área da saúde na Brigada Militar.
"Está em andamento o chamamento de 500 militares aposentados para escolas, videomonitoramento e serviços administrativos (…) Entre quem está na ativa, quem está em formação, e os concursos abertos, estamos falando de 4 mil pessoas trabalhando a mais na segurança pública até o fim de 2017", ressaltou.
Sartori elencou outros projetos, como permuta de imóveis para ampliar vagas prisionais e abertura de um novo concurso nos próximos meses, porém, condicionou as movimentações dentro da Segurança Pública à aprovação de medidas do pacote contra a crise financeira que segue em votação na Assembleia Legislativa.
"Desde que os projetos e os processos que estão em andamento na Assembleia Legislativa sejam aprovados. Caso contrário, nós continuaremos com os mesmos problemas e as mesmas dificuldades", argumentou o governador.
"Não existe dinheiro suficiente, mas estamos investindo no que é possível", completou.
O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Escola Estadual Engenheiro Ildo Meneghetti, na Zona Sul de Porto Alegre, foi mais uma vez arrombada. Segundo a direção, já são quase 20 invasões na instituição somente neste ano.


