Política

Governador Taques fala sobre desafios em comum para os Estados

Anfitrião de dois eventos paralelos de relevância nacional, o governador Pedro Taques abriu nesta sexta-feira (7) a 164ª Reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), no Cenarium Rural, em Cuiabá. No mesmo local, ele também se reuniu com colegas do Fórum dos Governadores do Brasil Central de 2017, presidido pelo governador de Goiás, Marconi Perillo. 

“É a primeira vez que se faz a reunião do Confaz em nossas terras e calhou de nós, os governadores, do Fórum dos Governadores do Brasil Central, estarmos juntos no mesmo dia e nos planejamos para que estes dois eventos significativos acontecessem neste instante”, declarou Pedro Taques durante a solenidade de abertura. 

Ele aproveitou para falar dos desafios dos participantes de ambas das reuniões.

“Debatemos situações que são comuns entre os estados. Neste momento que o Brasil vive, uma reunião como esta trará com certeza frutos para a sociedade brasileira. No momento em que se discute a questão do endividamento dos estados, a renegociação da dívida dos estados, a reforma da previdência, enfim, mudanças estruturantes para a República, estas duas reuniões trarão contribuições de relevo para o povo brasileiro”, frisou.  

Também em discurso na abertura, Perillo chamou a atenção para os desafios enfrentados pelos Estados que podem ser solucionados a partir do debate no Confaz e no Fórum dos Governadores.

“Esta é uma reunião muito emblemática. Temos a presença da secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, que tratará do acordo que pretendemos celebrar para a convalidação dos incentivos fiscais e a pacificação definitiva em relação a este tema, que eu espero ser resolvido nos próximos dias, e também contamos com a presença do Marcelo Caetano, secretário Nacional de Previdência. Na minha opinião, o maior estrangulamento que temos nos estados é a questão previdenciária”. 

Ana Paula disse que, na ausência do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, tem a missão de coordenar os trabalhos do Confaz e discutir dois temas prioritários para o atual cenário do Brasil. “Estamos falando da convalidação dos incentivos fiscais e estamos falando da reforma da previdência”.    

Mato Grosso é sede da segunda reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central deste ano. O objetivo é discutir os próximos passos que serão dados pelo consórcio, que visa à integração e trabalho conjunto dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Rondônia e Maranhão.

Além do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, integram o fórum o governador de Goiás e presidente do consórcio, Marconi Perillo; Marcelo Miranda (TO); Confúcio Moura (RO); Rodrigo Rollemberg (DF) e os vice-governadores Carlos Brandão (MA) e Rose Modesto (MS).

Nesta reunião, também participam o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o Embaixador da Holanda no Brasil, Johannes Peters.

Com Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões