Política

Governador nomeia coronel da reserva para conduzir inquérito de interceptações

Foto: Arquivo Pessoal

O governador Pedro Taques (PSDB) nomeou o coronel da reserva remunerada Denézio Pio da Silva, para comandar a investigação sobre o envolvimento de policiais militares em uma suposta central de interceptações telefônicas ilegais em Mato Grosso.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23), que circula nesta quarta-feira (24).

O caso veio a público no ultimo dia 14, através de denúncia do ex-secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), o promotor de Justiça Mauro Zaque à Procuradoria Geral da República (PGR) e divulgada pelo programa da Rede Globo, Fantástico.

O escândalo culminou na prisão do ex-comandante da PM, o coronel Zaqueu Barbosa – que ficou pouco mais de um ano na função -, e do cabo Gerson Luiz Ferreira Golveia Junior, por decisão do juiz Marcos Faleiros, da 11ª Vara Criminal Especializada em Crimes Militares de Cuiabá.

Zaqueu é acusado de manter contatos com magistrados para viabilizar os grampos, enquanto o cabo Gerson seria o responsável por formalizar os pedidos, prorrogações e relatórios de inteligência dos grampos militares ilegais à Justiça.

O Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado logo após a divulgação do fato, no dia 15 (segunda-feira) e passará a ser comandado pelo coronel da reserva Denézio. O inquérito terá prazo de 40 dias para ser concluído e pode ser prorrogado por mais 20.

Governo ressalta “conduta exemplar” de militares

O Governo do Estado emitiu nota na terça, na qual afirmou apoiar as investigações que terminaram nas prisões do coronel Zaqueu e do Cabo Gerson, mas ressaltou a “conduta exemplar” e “idônea” dos militares. A nota ressalta ainda que Taques determinou o início de investigações no âmbito da instituição militar após a divulgação do fato.

“O coronel Zaqueu sempre foi um militar de conduta exemplar e idônea, de moral ilibada, tendo exercido por várias vezes cargos relevantes no Comando da Polícia Militar, e que é necessário aguardar o término das investigações para que se faça qualquer juízo de valor. O mesmo se aplica ao cabo Gerson, que não possui qualquer mácula na sua ficha funcional”, diz trecho da nota.

Leia mais:

Governo ressalta “conduta exemplar” de ex-comandante e cabo presos

Zaqueu manteria contato com magistrados para “viabilizar" grampos

PM instaura inquérito para apurar policiais envolvidos em arapongagem

Felipe Leonel

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões