O governador Mauro Mendes (DEM) assinou, nesta sexta-feira (24), um novo decreto que autoriza a retomada de todas as atividades comerciais em Mato Grosso. O documento deve constar no próximo Diário Oficial.
A medida é contrária a decisão da Justiça Estadual, que, na noite de ontem (23), prorrogou a quarentena coletiva obrigatória por mais 14 dias em Cuiabá e Várzea Grande, como forma de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.
Conforme o documento assinado pelo gestor, os estabelecimentos não terão restrições de horários e deverão funcionar com, no máximo, 70% da capacidade total do espaço.
O gestor entende que a medida se faz necessária para recuperar a economia do Estado. Segundo o democrata, o baixo índice de isolamento social na região metropolitana (onde se concentra o maior número de casos de Covid-19 em Mato Grosso) mesmo sem o funcionamento do comércio não-essencial, além da queda na média móvel de casos da doença no Estado pesaram na decisão.
Mauro Mendes também levou em consideração a redução no número de hospitalizações, o aumento do número de leitos de unidades de tratamento intensivo (UTIs) e os ‘novos costumes de autoproteção’ aderidos pela população mato-grossense, com o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento mínimo entre as pessoas.
A medida foi bastante comemorada por representantes do comércio e por parlamentares.
Coronavírus em Mato Grosso
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Sáude (SES-MT) nesta quinta-feira (23), o Estado tinha contabilizado 41.016 casos confirmados de Covid-19 e 1.498 óbitos pela doença.