O problema será resolvido de acordo com o Governo de MT, Silval Barbosa disse em entrevista ao Agência da Notícia que uma nova Lei aprovada na Assembleia Legislativa de MT, vai garantir o repasse evitando assim problemas no setor. “Definimos por lei que 10% dos recursos da saúde vai direto para os municípios, agora nós vamos procurar solucionar e resolver os passivos que vem atrasando, de ano em ano”, disse o governador.
Para Silval Barbosa a situação de atrasos só ocorria por não haver critérios para definir os repasses da saúde, “aí recebiam mais aqueles prefeitos que pressionavam mais o governo”,, admitiu Barbosa.
Um projeto de Lei votado na Assembleia definiu que 10% da receita da saúde vai direto para os cofres dos municípios para financiar a saúde, esse percentual será divido entre os 141 municípios do Estado de Mato Grosso, “não tem mais o que atrasar, chegou o dia do repasse, passa direto para as contas o que é do município”, disse ele.
Quanto ao repasse em atraso que em Confresa, por exemplo, que está atrasado desde março do ano passado chegando a uma dívida de quase R$ 2 milhões, o governo garantiu que vai chamar cada prefeito em particular e definir como fazer para quitar a dívida com a saúde parceladamente, “de agora para frente não tem mais atraso”, finalizou o governador.
Fonte: Agência da Notícia