Política

Governador entrega títulos de regularização e assina Termo de Cooperação

O governador do Estado, Pedro Taques, entregou na tarde desta terça-feira (08) títulos de regularização fundiária urbana e rural para as cidades de Nova Ubiratã e Chapada dos Guimarães, respectivamente.

O evento, realizado no Palácio Paiaguás, foi marcado pela assinatura de um Termo de Cooperação Técnica de regularização fundiária, que irá beneficiar nove municípios, 55 assentamentos e 400 famílias com a regularização de 250 mil hectares de terra.

Só em Chapada dos Guimarães serão 252 títulos de regularização fundiária rural, dos quais 40 foram entregues nesta tarde. Já a cidade de Nova Ubiratã será beneficiada com 144 títulos urbanos.

O governador Pedro Taques reitera que as entregas são fruto do esforço de várias instituições, conduzido no Estado pelo Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional (GDR), Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Agricultura Familiar (Seaf), Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Agência de Desenvolvimento do Vale do Rio Cuiabá (Agem) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“A entrega desses títulos significa o registro de que ninguém pode tomar o que é dessas famílias daqui para frente. Está registrado em cartório. Temos muito ainda a fazer, mas as transformações estão acontecendo”, pontua Taques, lembrando ainda que R$ 32 milhões do Fethab serão destinados para a regularização fundiária no Estado.

“Isso representa um reinicio de vida para essas famílias, que passam a ter crédito e podem adquirir seu equipamentos agrícolas e animais. São pessoas que estão esperando há décadas esses títulos”, salientou o presidente do Intermat, Candido Teles.

O titular do 1º Ofício de registro de imóveis e títulos e documentos de Nova Ubiratã e representante da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) Bruno Becker, salientou a atuação do governo do Estado de Mato Grosso com a regularização fundiária é inédita no Brasil.

O Secretário de Estado de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária, Suelme Fernandes, destacou o trabalho da atual gestão para a agricultura familiar de Mato Grosso. “O governador ataca um dos grandes problemas da agricultura familiar, que é o direito ao chão, para essas pessoas que esperam, em muitos casos, há mais de 30 anos”.

A meta do Governo de Mato Grosso é entregar 90 mil títulos urbanos e 12 mil títulos para assentamentos, até o final de 2018.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões