Cidades

Governador de MT discute confisco de terras por desmatamento e taxação da mineração em MT

Em conferência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), realizada nesta quinta-feira (1°), o governador Mauro Mendes (União) debateu com os prefeitos sobre o confisco de terras por desmatamento e a taxação da mineração, além da Proposta de Emenda na Constituição (PEC) dos aposentados e pensionistas.

Em relação ao confisco de terras, o governador disse que está em tramitação em alguns países a proibição da compra de produtos de terras que possuem algum tipo de desmatamento.

"Isso traz um dano gigantesco para o meio ambiente, para a economia e as exportações, então nós temos que tentar algo novo. A lei é deles, mas vai valer comercialmente para o Brasil. Nós temos o Código Florestal, que não é cumprido. Os mecanismos não estão funcionando, não estão inibindo as práticas desse crime", disse.

Mendes disse ainda que uma das primeiras alterações para combater o desmatamento é melhorar a atuação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

"É exigido da secretaria que coloque mais gente. Autorizei contratar mais 30 técnicos para trabalhar na área de análise para a gente apertar mais quem atua de forma ilegal. O projeto está sendo elaborado e vai ser encaminhado para votação. Os técnicos estão fazendo a análise e vão apresentá-lo semana que vem", contou.

Taxação da mineração

Sobre a taxação da mineração, o governador sinalizaou ser a favor do projeto. A proposta prevê a alíquota de 2,5% sobre a produção. Segundo o governador, a expectativa é que haja uma arrecadação da produção de R$ 200 milhões por ano. O que não está definido ainda é para onde será destinado o valor.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que o recurso deveria ser destinado aos municípios, já que a mineração ocorrem nesses locais.

"Aproveitamos para presentar ao governador e pedir que parte dos recursos provenientes da cobrança da mineração fique para as prefeituras. Essa exploração acontece no município e porque ele ficaria ausente na participação dessa contribuição?", disse.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.