Foto: Josiane Dalmagro
Em meio ao cenário caótico vivido pelo governo por conta das reivindicações da Revisão Geral Anual (RGA), Taques (PSDB) anuncia investimentos milionários na infraestrutura, começando pelo lançamento do edital de licitação para a duplicação de 4,9 km da Estrada da Guia, orçado em R$ 34 milhões.
A licitação 04/2016, de melhoria e duplicação da estrada da Guia, terá a abertura de envelopes realizada no dia 2 de agosto e a expectativa, de acordo com o governador, é de que em setembro as obras sejam iniciadas, tendo como prazo o final de 2018.
A duplicação da MT-010 faz parte de um pacote de 66 obras, com valor total de R$ 1 bilhão de reais, prometidas pela atual gestão, por meio do programa Pró-Estradas Vale do Rio Cuiabá, que, como o próprio nome já diz, contempla a região no entorno da capital. Só para a MT-010, no trecho entre o Atacadão e a Fundação Bradesco são 3,6 km de pista nova ao custo de 23 milhões, com previsão de entrega no final do ano que vem.
Na ocasião do anuncio dessa obra, o secretário de infraestrutura, Marcelo Duarte, aproveitou para explanar sobre os outros investimentos feitos a projetados por sua pasta, como o trecho da Rodoanel até a cidade de Rosário Oeste, onde a promessa é de que sejam revitalizados 92 km, incluindo trechos da MT-246, de Acorizal até o entroncamento com a BR-163, na cidade de Jangada.
“Após constatar diversas irregularidades no projeto de execução da via, a Sinfra decidiu cancelar o antigo contrato sob orientação do Tribunal de Contas da União, Dnit e Ministério dos Transportes”, informou o secretário, explicando que será lançads uma nova licitação na modalidade RDC (Regime Diferenciado de Contratação) para atendar a Rodoanel.
Hora de tirar a nuvem negra da gestão
Além das já citadas obras, o governador teve a oportunidade de mostrar que os buracos não são mais do ex-governador Silval Barbosa e assumir os filhos, prometendo entre outras coisas, como prioridade, a duplicação de todas as saídas de Cuiabá, até o ano de 2018, quando sua gestão termina.
De acordo com Marcelo Duarte, atualmente há, só no Vale do Rio Cuiabá, 29 obras em andamento, 23 obras de arte especial, como 12 pontes da transpantaneira já concluídas, 136 frentes de serviço em andamento, ao custo de cerca de R$ 1.8 bilhão e a expectativa de conseguir R$ 600 milhões com BNDES para dar andamento em outras obras. “Queremos recuperar o tempo perdido nas rodovias de Mato Grosso”, pontuou o secretário, salientando que o mesmo será feito com projeto executivo e licença ambiental, diferente do que foi praticado em gestões anteriores.
Um dos projetos, ainda sem licença e sem recurso é o de estrada que deverá ligar a cidade de Chapada dos Guimarães ao Coxipó do Ouro, em Cuiabá.
Outra grande promessa é a construção de uma trincheira para desafogar o gargalo entre a rodovia Emanuel Pinheiro (MT -251) saída para chapada e a rodovia Helder Cândia (MT -010), saída para Guia, onde os congestionamentos são constantes. O anuncio é de que a trincheira tenha 287 metros, com previsão de custo de R$ 25 milhões.