Política

“Gostaria de ser a primeira mulher a governar o Estado”, diz Janaina

A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) expressou o seu desejo de ser chefe do poder Executivo Estadual. “Temos que trabalhar com sonhos, projetos de vida e esse é meu projeto. Eu gostaria de ser a primeira mulher a governar o Estado. Aqui nunca teve uma mulher governando e ninguém tão jovem”, disse a parlamentar em entrevista ao programa Conexão Poder.

Janaina teve sua estreia na vida política em 2015 quando se elegeu como a segunda deputada estadual mais votada do Estado. À época, a parlamentar tinha apenas 26 anos, hoje, 28 anos.

Para entrar na disputa ao cargo de governado de Mato Grosso, segundo a Constituição Federal, a deputada precisaria ter 30 anos. Com isso, ela poderia participar da disputa apenas em 2022.

“Gostaria muito de disputar uma eleição de Governo, quero me preparar para isso. Tenho que estudar mais, porque é muito trabalhoso. Acho que é um trabalho de construção. Mas, isso não quer dizer que se chegar em 2022 e eu não ser candidata ao Governo não serei candidata a nada”, revelou Janaina.

Nas eleições de 2018, a probabilidade que a parlamentar tente a reeleição é alta, apesar de ela já ter pronunciado o desejo de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Eleição 2014

Na eleição passada, a família de Janaina disputou a cadeira no Palácio Alencastro. Primeiro seu pai, José Riva, que teve o registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado. E posteriormente, sua mãe, Janete Riva, que encabeçou a chapa no lugar de Riva, mas acabou ficando em terceiro lugar na disputa.

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões