Mundo Tecnológico

Google será investigado no Brasil por práticas anticompetitivas

 
Um dos processos investiga se a gigante de buscas americana estaria privilegiando indevidamente o Google Shopping ante outros mecanismos de comparação de preços, tanto nos resultados comuns (busca orgânica) quanto entre os links patrocinados. A análise do Cade também vai avaliar se o buscador está adotando "mecanismos" para confundir o usuário na identificação dos resultados de pesquisas. 
 
Outra linha de investigação tratará do "scraping" ("raspagem"), método pelo qual o Google estaria se apropriando de conteúdo de sites rivais. Comentários de clientes sobre a qualidade de produtos ou lojas, reunidos pelo Buscapé e pelo Bondfaro, estariam sendo usados indevidamente pelo Google Shopping.
 
A E-Commerce Media Group alega que o Google Search permite a veiculação de anúncios com foto pelo Google Shopping, mas não por sites concorrentes de comparação de preços. A empresa também informa que a americana teria recusado a venda de espaço publicitário com imagem ao Buscapé e que, posteriormente, exigiu dados comercialmente sensíveis para permitir a divulgação.
 
Já a Microsoft, dona do buscador Bing, afirma em sua reclamação ao Cade que o contrato de prestação de serviços do Google AdWords contém restrições anticompetitivas. Segundo a companhia, o buscador impôs restrições que dificultam o gerenciamento de campanhas publicitárias simultaneamente no Google e em sites concorrentes, com o objetivo de desestimular anunciantes a também veicularem suas campanhas em serviços concorrentes.
 
Em resposta, o Google diz que vai cooperar com o CADE e afirma que investigações semelhantes feitas em outros países "não encontraram violações das leis vigentes".
 
Na semana passada, o Olhar Digital conversou com o Buscapé para entender as reclamações e saber mais sobre o FairSearch, grupo global que luta para mudar o algoritmo do Google. Saiba mais aqui. 
 
Olhar Digital

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados