Muitas páginas internas de sites, como notícias, por exemplo, têm endereços de URL enormes, cheios de barras, traços e, as vezes, o título da matéria inteiro, como parte integrante do site. O novo recurso do Chrome Beta visa não exibir tudo isso, deixando aquela interface da barra de navegação mais limpa.
No Canary, o “ocultador” já está ativo. Quando se entra em um site, ele mostra somente o endereço principal dele, dentro da barra de “conteúdo verificado” via HTTPS. Para que seja possível ver toda a URL, é preciso clicar neste menu. O Safari no iOS 7 tem uma ferramenta semelhante.
Vale lembrar, no entanto, que os testes no Canary não indicam necessariamente que este recurso será adicionado ao Chrome. Ele ainda está em período de avaliação – e a adoção dele deverá depender do feedback que o Google receber dos usuários nesta fase. Sendo assim, ainda não há qualquer previsão de liberação da funcionalidade.
O Google também possui um encurtador de URLs. Este recurso, por sua vez, é uma ferramenta utilizada para que usuários diminuam o tamanho de sites para serem colados em outros serviços – como no Twitter, por exemplo. Afinal, endereços muito longos "consomem" muitos caracteres e também deixam publicações um tanto poluídas.
Tech Tudo