A Gol firmou uma parceria comercial com a Royal Air Maroc, principal companhia aérea do Marrocos, que permitirá a retomada de conexões diretas entre o Aeroporto de Cumbica, localizado em Guarulhos, na região metropolitana, e o terminal de Casablanca, uma das mais importantes cidades do país africano.
O acordo é fruto de uma reunião realizada em junho deste ano entre Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Marrocos, Nasser Bourita. Os voos estavam suspensos havia quatro anos, devido à pandemia de Covid-19.
A entrada em vigor do acordo por parte das duas empresas só foi confirmada nesta quinta-feira, 21. Trata-se de um codeshare, nome pelo qual são conhecidos o compartilhamento de voos de duas empresas aéreas. O acordo prevê um compartilhamento de voos em 20 destinos no país africano, entre eles Marrakesh, Agadir, Tangier e Fes. Por outro lado, clientes da Royal Air Maroc poderão se beneficiar da extensa rede de destinos da Gol no Brasil, partindo de Guarulhos.
Atualmente a companhia marroquina tem três frequências semanais ligando Guarulhos a Casablanca, às terças, sextas e domingos. No sentido inverso, partindo de Casablanca, são também três voos para Guarulhos, às segundas, quintas e sábados. Os voos serão operados por aeronaves Boeing 787 Dreamliner.
Em nota, Celso Ferrer, CEO da Gol, destacou a importância da parceria para a expansão das opções de destinos no continente africano e o fortalecimento das relações entre Brasil e Marrocos. Abdelhamid Addou, presidente e CEO da Royal Air Maroc, também expressou entusiasmo com a nova parceria, enfatizando que o acordo atenderá à crescente demanda nos mercados africano e latino-americano.
Além da Royal Air Maroc, a Gol mantém dezenas de acordos comerciais com companhias aéreas. Ao menos 12 deles são bilaterais, com empresas tais como American Airlines, Air Canada, Air France, Aeroméxico, Aerolíneas Argentinas, KLM e South African.
Entenda o codeshare
Um codeshare é um acordo de operação comercial entre duas ou mais companhias aéreas que consiste, na prática, que uma pessoa comprará um bilhete por uma das empresas aéreas e poderá ser alocado em um avião de outra.
Segundo Gol e Royal Air Maroc, além de facilitar os novos destinos, será oferecido aos passageiros vantagens como a aquisição de bilhetes únicos em moeda local, check-in e despacho único de bagagem em viagens com conexões, entre outros benefícios elencados.
Por ora, os clientes das duas empresas não podem acumular e resgatar pontos nos programas de fidelidade Smiles, da Gol e Safar Flyer Loyalty, da Royal Air Maroc. Isso será feito após o codeshare, segundo as empresas.