Mix diário

GM montará elétricos Chevrolet Spark e Captiva em fábrica no Ceará

A fábrica que produzia o Troller em Horizonte, no Ceará, vai voltar à operação em breve. A General Motors anunciou, na segunda-feira, a montagem dos elétricos Chevrolet Spark e Captiva no complexo. Segundo o presidente da GM na América do Sul, Santiago Chamorro, trata-se do “primeiro polo automotivo especializado na produção de automóveis de novas energias” do Brasil.

Conforme Chamorro, serão investidos R$ 7 bilhões e inicialmente os dois carros serão feitos em regime SKD. Ou seja, as peças virão da China e serão montadas pela Comexport.

A ideia inicial é abastecer o mercado brasileiro. Depois, quando os componentes passarem a ser feitos no País, parte da produção será exportada.

O complexo da Troller, marca que pertencia à Ford, foi fechado em 2021. A informação sobre a volta da operação foi antecipada em abril pelo jornalista Jorge Moraes, do Uol. Segundo ele, as primeiras unidades sairão da linha de montagem em novembro.

SPARK

Conforme Moraes, em 2024 a Ford entregou a fábrica ao governo do Ceará. O processo é parecido com a transferência da planta de Camaçari ao governo baiano, que depois a negociou com a chinesa BYD.

O Spark disputa vendas com o BYD Dolphin e o GWM ORA 03, elétricos com preço de SUVs compactos com motores turbo. O jipe tem baterias com 42 kWh, que garante autonomia de 258 km, segundo dados do Inmetro. O motor gera potência equivalente a 101 cv e torque de 18,4 mkgf.

A GM aposta na ampla lista de itens de série para atrair o consumidor brasileiro. Isso inclui assistentes de condução semiautônoma e pacotes de itens de personalização. O preço de pré-venda do Spark foi fixado em R$ 159.990.

CAPTIVA EV

Lançado no Brasil no início de julho, o Captiva EV chegará às lojas do País no fim do ano. O SUV foi desenvolvido na China, onde é fabricado pela Wuling, marca fruto de parceria entre a GM e a SAIC, e é vendido com o nome de Wuling Starlight S.

O SUV elétrico mede 4,75 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,68 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. O porta-malas tem 610 litros.

O motor gera 150 kW de potência (204 cv) e 31,6 mkgf de torque. O SUV vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e chega a 175 km/h. As baterias LFP de 60 kWh garantem autonomia de 510 km no ciclo chinês CLTC. Ainda não há informações sobre o preço no Brasil.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve