Mix diário

Gleisi defende Janja sobre ação que questiona equipe ‘informal’ da primeira-dama

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), saiu em defesa da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, em uma publicação no X (antigo Twitter) nesta quarta-feira, 29. A parlamentar afirmou que a primeira-dama sofre ataques por “atuar em causas relevantes”.

Gleisi mencionou na postagem uma ação popular contra a socióloga movida pelo vereador bolsonarista Guilherme Kilter (Novo), de Curitiba. Ele afirma que Janja viola os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da publicidade ao manter uma equipe de ao menos 12 pessoas à disposição dela, mesmo sem um cargo formal no governo, como revelou o Estadão.

O caso ainda aguarda um parecer do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que definirá se o processo tramitará na Justiça de Curitiba ou do Distrito Federal, onde Janja mantém domicílio.

“É por atuar em causas relevantes, como os direitos da mulher e o combate à fome, que a companheira Janja sofre tantos ataques. Não seria alvo da extrema-direita, dos machistas e dos preconceituosos se ficasse omissa diante da realidade”, escreveu Gleisi.

Segundo Gleisi, a ação é “tão mal preparada que nem o Judiciário sabe por onde deve tramitar”.

“Leio agora que um vereador de Curitiba, da turma do cassado [Deltan] Dallagnol, moveu ação judicial contra ela tão mal preparada que nem o Judiciário sabe por onde deve tramitar. Fique firme, Janja, e conte com a nossa solidariedade”, escreveu Gleisi.

Guilherme Kilter reagiu à publicação de Gleisi e afirmou nas redes sociais: “Grande dia”.

Como é a equipe de Janja?

Como mostrou o Estadão, grupo inclui assessora de imprensa, fotógrafos, especialistas em redes sociais e um militar como ajudante de ordens. O “time” de Janja custa cerca de R$ 160 mil mensais em salários por mês e seus integrantes já gastaram R$ 1,2 milhão em viagens, desde o começo do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2023.

Questionada, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República respondeu com os cargos formais de cada um dos profissionais.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve