Derrotados nas urnas em 15 de novembro, os candidatos à Prefeitura de Cuiabá Gisela Simona (Pros) e Aécio Rodrigues (PSL) declaram apoio ao vereador e também candidato Abílio Júnior (Pode) no 2º turno na Capital. Em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (19), os dois anunciaram seu lado na segunda fase do pleito.
"Eu sei que Cuiabá precisa de mudança. E ouvindo os aliados, com todos os partidos da coligação, com os nossos candidatos e conversamos com os dois concorrentes. E a atual gestão tem presença de corrupção. E nós combatemos a corrupção. Isso é algo muito forte pra nós", disse Gisela ao justificar o apoio.
Ela afirma que a corrupção mata pessoas por desvios de recursos na saúde, se referindo as investigações em andamento na saúde da capital.
"Nós tomamos uma posição coerente. Quando nos reunimos com o Abílio, deixamos claro os pontos que nos desagradam no plano de governo dele. Citamos a política de valorização das mulheres e ele se comprometeu a incluir as nossas propostas e vai manter a Secretaria da Mulher", afirmou.
Gisela disse que o combate ao machismo é importante para a administração pública e que Abílio está disposto a levantar está bandeira e se retratar publicamente em relação ao episódio em que disse que Gisela era uma boa candidata "mesmo sendo mulher".
A ex-superintendente do Procon também garantiu que Abílio manterá o Conselho Municipal de Cultura e que mudará a relação com os servidores públicos da Capital.
"Temos um candidato a prefeito que sabe reconhecer o seu erro e isso eu vejo como maturidade. E com isso eliminamos o conflito que tivemos no 1⁰ turno", disse.
Sobre o não apoio ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), além da corrupção, Gisela também citou o grupo político de Emanuel. "Nós vamos pedir voto no 19. É isso que decidiu o nosso partido, o nosso grupo".
A primeira a falar sobre o posicionamento foi Gisela, alegando tomar uma "posição coerente". Ela e Abílio travaram um embate no 1º turno após o candidato dizer que a ex-superintendente do Procon era uma boa candidata, "apesar de ser mulher".
Logo depois quem chegou à coletiva foi o empresário Aécio Rodrigues. Ele afirmou que é preciso "quebrar o sistema" através do combate a corrupção. "Essa é a nossa bandeira e de todos que estão aqui".
Outro que compareceu ao evento para apoiar Abílio foi o deputado estadual Elizeu Nascimento (DC), que concorreu à vaga do Senado e acabou ficando em 8º entre os 11 candidatos.
Segundo o parlamentar, Abílio vai governar sem o "toma lá, da cá" e que o DC declara apoio sem nada em troca.