A escolha de um deles, no entanto, depende da indicação do ginecologista, das características e da fase da vida de cada paciente. Existe ainda a opção de uma cirurgia para não ter mais filhos, sem nenhum corte e com uma recuperação rápida, como mostrou a reportagem da Ana Brito.
Por outro lado, para aquelas pacientes que querem engravidar, existem alguns mitos em relação à gestação, como por exemplo, o aumento da sensibilidade e das emoções. Isso pode ocorrer por causa das variações hormonais, como se fosse uma espécie de TPM.
Há ainda uma grande dúvida sobre o enjoo – isso acontece normalmente no primeiro trimestre por motivos hormonais e, para evitar, como recomendou o ginecologista Renato Kalil, a dica é optar por alimentos azedos, gelados e secos e tentar comer em pequenas quantidades várias vezes ao dia.
Um pouco mais perto do fim da gestação, por volta do oitavo mês, é fundamental que a grávida evite também dirigir já que os reflexos podem estar um pouco comprometidos e a barriga já está um pouco maior. Todos esses cuidados são fundamentais para uma gravidez saudável e sem riscos, como alertaram os médicos.
G1/BEM ESTAR