O ginasta Louis Smith foi suspenso por dois meses pela Confederação Britânica de Ginástica por causa de um vídeo vazado no qual ele zomba do islamismo. Medalha de prata no cavalo com alças da Olimpíada do Rio, Smith ficará dois meses suspenso das competições.
A pena até que foi leve diante da possibilidade dele ser expulso do esporte. Smith chegou a receber ameaças de morte. De acordo com a confederação, a punição é cumulativa, já que o ginasta foi repreendido em junho deste ano após postar em uma rede social uma foto de uma ginasta americana de 16 anos. O ginasta questionou a advertência, mas depois pediu desculpas à entidade.
No vídeo, Smith e o ginasta Luke Carson, aposentado em 2015, riam enquanto fingiam que rezavam gritando "Allahu Akbar" ("Deus é o maior", em árabe). Carson foi apenas advertido. Para limpar a barra, o ginasta admitiu o erro, pediu desculpas nas redes sociais e chegou a visitar mesquitas em Londres.
Louis Smith é muito famoso na Grã-Bretanha e se divide entre a vida de celebridade e a de ginasta. Ele foi campeão do reality show Strictly Come Dancing de 2012, a Dança dos Famosos da Grã-Bretanha. No ano passado, foi o garoto propagando do Mundial de Glasgow. O atleta é membro da Ordem do Império Britânico. Além da prata no Rio, o ginasta conquistou o bronze no cavalo de Pequim 2008, a prata do aparelho nos Jogos de Londres 2012 e o bronze por equipes em casa. Em Mundiais, o astro tem três prata e dois bronzes.
Fonte: GE