Há 33 anos começou uma história de muita dedicação e trabalho. O professor de Educação Física, José Moreira dos Santos, conhecido como “professor Moreira”, atuava como servidor da prefeitura de Cuiabá e atendia a comunidade Dom Aquino realizando atividades onde, sete anos depois, se tornaria o Ginásio Dom Aquino. Inaugurado em abril de 1989, o professor Moreira se tornou o diretor do complexo.
No primeiro momento, o complexo ia de “vento em popa”, com um corpo de funcionários completo e que atendia a comunidade. Entretanto, sem a devida manutenção do poder público, foi se acabando e mesmo com a cobrança da comunidade da região, já não conseguia atender aos adeptos do esporte e frequentadores do local.
“Um período muito triste, pois quando aqui cheguei, há 33 anos, eu e meu colega e amigo professor Manfrin, conseguíamos atender a comunidade e ao passar de alguns anos começou a se acabar, por que como toda construção é necessária a sua manutenção”, lamenta o diretor.
O professor lembra que no período da chuva o ginásio ficava alagado e na maioria das vezes as parcerias existentes com as faculdades que o ajudava a manter e escoar a área, por isso garante que foi a falta de manutenção que chegou ao estado precário, sem nenhuma condição de uso seguro pela comunidade.
A liberação de uma parte da área foi feita pelo então prefeito Francisco Galindo à Associação dos Camelôs do Shopping Popular. “Agradeço pela atitude do Chico Galindo. Devido a isso, foi assinado o Tac, entre a Prefeitura na administração do prefeito Mauro Mendes, Ministério Público e Associação do Shopping Popular, por meio do seu presidente Misael Galvão, que hoje nos proporciona o retorno de um espaço necessário a toda população de Cuiabá e com a devida manutenção”, declarou.
“Falta menos de dois anos para eu aposentar, mas garanto que quando isso ocorrer sairei daqui feliz, pois é um sonho realizado, ver e conviver com um complexo esportivo, que recebe milhares de frequentadores, onde sua quadra é oficial (40 por 20), além de pista de caminhada e profissionais da área atendendo a população de Cuiabá, respeitando sempre a comunidade”, completou o professor.
Hoje, o complexo é mantido com devida manutenção pela Associação dos Camelôs do Shopping Popular. Conta com mais de dez modalidades esportivas, moderna iluminação, sistema automático de irrigação, arborização com plantas frutíferas e ornamentais e também um importante destaque na acessibilidade a cadeirantes, deficientes físicos e visuais. O espaço é frequentado por pessoas que queiram passear, praticar esportes e se divertir, ambiente noturno familiar.
(Assessoria)