Política

Gilberto diz que pode retornar à Câmara para votar em processo contra Abílio

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse, nesta terça-feira (21), que considera retornar à Câmara de Cuiabá para participar da votação do processo que pode cassar o mandato do vereador Abílio Junior (PSC). Ele disse que ação, em andamento na Comissão de Ética e Decoro, beneficia apoiadores do prefeito Emanuel Pinheiro. 
 
“É uma sacanagem grande esse processo, porque o maior beneficiado da cassação do Abílio é justamente o suplente [de vereador] que administra o Hospital São Benedito e que está envolvido nessas irregularidades [sobre improbidade administrativa]”, disse em entrevista à rádio Capital FM. 

A consideração do licenciamento por Gilberto Figueiredo pode ser interpretada como aumento do tom da discórdia entre o governador Mauro Mendes e o prefeito Emanuel Pinheiro. Outro caso relacionado ao processo de cassação de Abílio já havia respingado em Mendes via um ato do prefeito. 
 
Logo que foi divulgada a informação de suposta manobra na Câmara de Cuiabá de compra de votos, o prefeito Emanuel Pinheiro recorreu à Assembleia Legislativa com pedido de investigação à Defaz (Delegacia Especializada de Crimes Fazendários) por suposta influência política do governo no caso. 
 
Hoje, o secretário Gilberto Figueiredo afirmou que o processo aberto é uma “orquestração” para anular o mandato de alguém da oposição que “incomoda” a gestão de Pinheiro. 
 
“É uma orquestração para tirar um vereador de oposição que incomoda a atual administração da prefeitura e que beneficia alguns desses que estão com processo em apuração. Inclusive, este suplente que administra o hospital”. 
 
O processo contra Abílio Junior teve início com ação deu seu suplente Oséas Machado. Atualmente, ele administra o hospital São Benedito, por indicação do prefeito Emanuel Pinheiro.  O conteúdo do seu pedido de cassação diz respeito a suposta quebra de respeito de Abílio durante visitas de fiscalização em hospitais públicos. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões