Política

Gestores tem até final de 2013 para disponibilizar informações

 
A determinação foi regulamentada pela Resolução Normativa nº 25/2012 que estabelece um cronograma de ações a serem realizadas. “Fomos a primeira corte de contas a fazer uma Resolução dando o passo a passo para o cumprimento da Lei, sendo que outros Tribunais já nos solicitaram o modelo para regulamentar em seus Estados”, afirmou o presidente do TCE-MT conselheiro, José Carlos Novelli.
 
Esta semana o TCE-MT enviou ofício aos órgãos fiscalizados pelo TCE-MT alertando-os para cumprimento dos prazos do cronograma de adequações e das etapas previstas na Resolução nº 25/2012. Além da Resolução, o órgão de controle externo está oferecendo capacitações e aporte tecnológico para todos órgãos públicos de Mato Grosso poderem acessar o Portal Transparência e o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). 
 
A secretária-executiva da Ouvidoria Geral, Naise Godoy de Campos Silva Freire ,disse que estão sendo ministradas oficinas sobre a Lei por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado do TCE-MT. Trata-se do Projeto 02 do PDI chamado “Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã” que realiza a oficina ministrada pela secretária-executiva da Ouvidoria-geral sobre a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão e do Portal Transparência. 
 
Os 20 municípios que aderiram ao PDI estão recebendo o material informativo que está disponibilizado para todos os órgãos públicos fiscalizados pelo TCE-MT.A Ouvidoria também presta atendimento, sempre que solicitado, e esclarece quaisquer dúvidas que os gestores tenham sobre o cumprimento da legislação”, afirmou Naise Silva Freire. Estão sendo distribuídos cartazes informativos para serem afixados nas portas das instituições orientando os cidadãos quanto ao seu direito e acesso à informação.
 
O Tribunal de Contas de Mato Grosso tem dado todo o aporte tecnológico e treinamento aos gestores públicos para que os fiscalizados sejam auxiliados na implantação dos sistemas de transparência ativa e passiva. Em Mato Grosso, 42 órgãos públicos dispõem da tecnologia desenvolvida pelo Tribunal de Contas para implementar o Portal Transparência e os Serviços de Informação ao Cidadão. Até agora, 19 Prefeituras, 19 Câmaras Municipais e 4 Institutos de Previdência Social estão preparados para cumprirem a Lei de Acesso à Informação que regulamenta a divulgação de atos de órgãos e agentes públicos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões