Política

Gestão ruim pode ter dinheiro que for que vai acabar mal, diz ministro

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, atribuiu o plano de contenção de gastos na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) à má gestão da reitora Myrian Serra. Ele relembrou o episódio do corte de energia elétrica da instituição, em julho, e disse que foi a única no País a ter problemas de funcionamento como efeito do contingenciamento orçamentário.

“Não houve nenhuma universidade fechada e o único caso de ficar sem luz por 6 horas foi aqui, e nós do MEC que tivemos que ligar para a companhia de energia elétrica restabelecer [o serviço]”.

O plano de contenção foi anunciado na quarta-feira (4) e contém readequação de vários serviços, como o funcionamento do RU (Restaurante Universitário), de limpeza, telefonia e segurança no campus. Por vieses diferentes, a contenção vem sendo criticada por professores e estudantes.

O episódio de suspensão de energia elétrica citado pelo ministro ocorreu por causa de acumulo de contas atrasadas, que aumentaram de valor nos últimos anos. A interrupção provocou problema em setores da universidade, como o hospital veterinário e a casa de estudantes.

Ontem (5), durante coletiva de imprensa, o ministro Weintraub afirmou que o contingenciamento anunciado em março passado pelo MEC (Ministério da Educação) começa a ser revertido neste mês, mas foi incisivo ao voltar a criticar a gestão da reitora Myrian Serra.

“A gente vai começar a descontigenciar em setembro, agora neste mês os recursos vão fluir. Mas, uma gestão ruim pode ter bilhões e terminar mal como foi o programa de transporte aqui de Cuiabá [VLT], que acabou em desastre. A construção da Arena Pantanal também um desperdício de dinheiro público. Então, gestor ruim, pode dar o dinheiro que for que será um desastre”.

O ministro participou da cerimônia de formatura de policiais militares na noite de ontem no quartel do Comando Geral da PM. Na ocasião, ele foi condecorado com a medalha Homem do Mato.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões