Opinião

GERIR CUSTOS – A HORA É AGORA

Oportunidade ou custo? Este é o grande desafio do dia a dia na gestão de qualquer empresa. Em tempos de vacas gordas já é difícil. Na maior crise da história do país é fundamental, essencial, sobrevivência. Qualquer centavinho economizado faz uma grande diferença no fim do mês. Além de ser rentável, a empresa tem que trabalhar com caixa, afinal quem consegue pagar os juros de hoje? Alavancar seu negócio é dar um tiro no peito. Enxugar, extirpar tudo o que não é necessário neste momento. Precisa pintar a sala? Isso vai aumentar sua venda? Não? Segure o moral, a autoestima, a motivação de sua equipe de outra forma. Agora, existem sim “Investimentos” que muitas vezes vemos como despesa e que na crise é a oportunidade. Talvez seja hora de melhorar sua imagem institucional. As vendas voltarão, e quando voltarem vai se dar bem quem é lembrado. Em qualquer momento é muito difícil saber até onde segurar as despesas para não matar a empresa de inanição. Em momentos como hoje, é mais difícil ainda.

Renegociação com fornecedores

O momento não poderia ser mais propício. Seu fornecedor está sofrendo o mesmo que você, e pode ter certeza que ele não quer te perder – principalmente se sempre foi um bom cliente. É o momento de chamar para a “Parceria”, estabelecer parâmetros para uma negociação/ relação de longo prazo. Um desconto negociado, um prazo estendido pode fazer toda a diferença para você, e ter a certeza que terá sua empresa como cliente – em contrapartida – é ganha x ganha.

Cuidado com o crédito

O desespero (necessidade) da venda pode fazer com que você “afrouxe” um pouco o rigor do crédito. Não é hora. Por mais batido que seja, vou repetir o ciclo da venda: Venda  Recebimento  Nova Venda. Aventureiros aparecem toda hora. A concessão de crédito tem todo um processo para a ser seguido, e é muito melhor ter o produto dentro de casa do que o custo de cobrança.

Mas gerir custos, renegociar fornecedor, apertar crédito – são todas ações impopulares

Desculpe, mas ação impopular é coisa para político. Você está gerindo uma empresa, precisa tomar atitudes que garantam sua sobrevivência, perenidade, sucesso. Muita gente depende disso. Encha  o peito de ar e tome as atitudes necessárias.

Carlos Elias Jr

About Author

Estudou na Fundação Getúlio Vargas (OneMBA), Stanford e Harvard. Pai incondicional, Empreendedor Serial. Encara a vida como reconstrução constante, acredita em Carpe Diem. Está escrevendo um livro sobre suas aventuras como Empresário do Agronegócio e Empreendedor, que pode ser lido em tempo real em www.jrelias.com e @jreliasbr

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do