Internacional

George W. Bush retrata 30 líderes e políticos em sua estreia como pintor

 
A exposição, que será inaugurada no sábado (5) no museu presidencial de Bush em Dallas (Texas), é intitulada "The Art of Leadership: A President's Personal Diplomacy" ("A arte da liderança: a diplomacia pessoal de um presidente"), e retrata as supostas aptidões do político republicano para a "diplomacia pessoal" com líderes mundiais, segundo destacou a presidente do espaço, Margaret Spellings.
 
O ex-presidente disse na apresentação à imprensa, através de um videocomunicado, que os retratos feitos a partir de fotografias tentam captar as sensações que lhe produziram os líderes mundiais e demonstram que em seus encontros se interessou por 'suas famílias, do que gostam e do que não gostam'.
 
Líderes como o ex-presidente do governo espanhol José María Aznar, Tony Blair e o Dalai Lama aparecem no início da exposição.
"A arte da liderança" mostrará durante dois meses 30 retratos, elaborados durante um ano, parte deles já vistos pelos líderes e outros que os políticos verão pela primeira vez.
Bush, que começou a pintar ao deixar a presidência do país e admite que ainda está aprendendo, também retratou líderes europeus como a alemã Angela Merkel, o italiano Silvio Berlusconi, o britânico Tony Blair e os franceses Nicolas Sarkozy e Jacques Chirac.
 
Como pintor, o ex-presidente também apresentou sua versão de líderes não ocidentais, como o iraquiano Nouri al-Maliki, o paquistanês Pervez Musharraf e o russo Vladimir Putin.
Precisamente, segundo os responsáveis da exposição, o retrato dedicado a Putin e o de George Bush pai são dos que Bush está mais orgulhoso do resultado.
'Seu instrutor de pintura disse (a Bush) que tinha um bom olho para capturar rostos e lhe sugeriu que pintasse aos líderes com os quais tinha tratado', explicou Amy Polley, curadora do museu e da biblioteca presidencial de George W. Bush no Texas.
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que