Opinião

Gênese Fortnite

Estamos criando a geração “Fique em Casa”. Quem tem filho com mais ou menos 12 anos, vai entender muito bem o que quero dizer. Os jogos on-line multiplatafórmicos são um modo de interação entre os jovens. Eles riem, eles conversam, eles tretam, eles brigam. É tipo o racha na quadra, só que no cyber espaço. E para não ser um alien na própria casa, a gente deve se aproximar. Joãozinho mesmo sempre mostra seus jogos novos.

– Paiêêê! Senta aqui pra ver esse joguinho novo. Ele é muito bacana! A gente é um super herói que vai salvar o mundo! Devemos proteger as nossas florestas do desmatamento clandestino, aí você passa pelo fazendeiro que coloca fogo, resgata centenas de animais sem gastar água, economiza energia e consumo para diminuir o gás carbônico, até chegar no Grande monstro que come carne e gera 70% da poluição do planeta.

É claro que não existe jogo assim. Preservar não vende. O que vende é explosão. Fogo. Matem os Cucarachas! Os Estados Unidos impuseram seu poder universal expandindo ao mundo sua cultura Way of Life. E fazem isso muito bem até hoje. Nas mais diferentes plataformas! E eles afetam profundamente as nossas crianças. Escutar a conversa entre eles é quase como que pedir uma tecla SAP.

– Ôooooo Clemente! Roubou Minha Killll!!!!!!

– Para, Santanna! Não sou eu! Eu estou com a skin metade mulher, metade Minotauro!

– Joãozinho! quem tá upando só no head shot é o Luiz, na safe zone!

– Gente, bora pro among, que vamos linkar no chat real.

– Agora não! Bora dar end nesse level, primeiro!

Mas eles se divertem. Certo ou errado, tem ajudado eles se relacionarem em épocas de pandemia. E vai ser assim, cada vez mais. É muito estranho numa sala, ao lado de todo mundo, e todo mundo, longe de você. Cada um nos seus mundos. Mesmo unidos, nos isolamos. Me dá até arrepio. Nostálgicos dirão:

– Na minha época, a gente ficava brincando na rua.

Nada será como antes. Em pouco tempo, se não mudarmos nossos hábitos, não mudarmos nossos costumes, não tivermos consciência que estamos correndo para a Sexta Extinção em Massa do Planeta Terra 10 mil vezes mais rápido do que a última, não haverá nem rua.

Cara pálida.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do