Por Lucas Bellinello
O animal foi atendido e passou por uma cirurgia, mas não resistiu aos maus-tratos que sofreu antes de ser resgatado
Após ser resgatado e submetido a uma cirurgia, o gato Chico não conseguiu superar os ferimentos e veio a falecer. O felino, vítima de maus-tratos, foi encontrado no último domingo (28), no bairro Jardim São Paulo, em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), com uma flecha atravessada em seu corpo.
Conforme relatos, Chico teve o baço perfurado pela flecha, e também apresentava um chumbinho alojado em seu tórax.
Resgatado pelo Projeto Janine Melhor Amigo, o animal foi submetido a uma operação financiada por meio de doações angariadas em uma campanha promovida pela instituição. Apesar dos cuidados prestados, Chico não resistiu à gravidade dos ferimentos e veio a óbito.
A protetora responsável pelo resgate lamentou a crueldade e a perda do animal em uma publicação no Instagram. “Eu, Patrícia, temia muito por receber essa triste notícia. Mas infelizmente você não aguentou, Chico, Flecha, Flechinha. Vá em paz, a maldade acabou aqui na terra, agora você é uma estrela que comoveu muitas pessoas com a crueldade que fizeram com você. Antes de você ir, você conheceu o amor, te amo”, pontuou.
Um boletim de ocorrência foi registrado, e as autoridades estão empenhadas em identificar o autor do crime. As penalidades para maus-tratos a animais incluem multa de um a 40 salários mínimos por animal, podendo chegar à prisão em casos extremos. Na esfera penal, o crime é tipificado pelo artigo 32 da Lei nº 9.605, com alteração pela Lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.