Foto: Reprodução
O garoto Fábio Henrique Santana, 02, que teve as pernas e todos os dedos das mãos amputados devido a uma meningite bacteriana, deve receber alta ainda essa semana após cerca de dois meses internado no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá.
A tia do garoto, Franciane Santana falou ao Circuito Mato Grosso sobre o atual estado de saúde da criança.
“Ele já está recuperado, as amputações já cicatrizaram, os pontos foram retirados e não está tomando mais nenhum tipo de medicamento. Os médicos nos disseram que talvez amanhã (quarta-feira) ou até no máximo sexta-feira (24), ele deve receber alta e voltar para casa”, comentou.
Em vídeo enviado à redação do Circuito Mato Grosso, Fábio Henrique aparece realizando as primeiras atividades na cadeira de rodas.
“Nossa! Ele é muito esperto. Ninguém explicou o que tinha que fazer na cadeira. Só colocamos o Fábio sentado nela e ele já saiu empurrando e realizando a atividade como deve ser feita”, comenta a tia, animada. (Veja o vídeo abaixo)
A família ainda aguarda a doação de uma prótese para as pernas da crainaç.
Fábio foi acometido por uma meningite bacteriana causada pela bactéria meningococo. Esse tipo de meningite ocorre geralmente em adultos na casa dos 20 anos, mas o pequeno garoto foi vítima da doença. Para as infecções bacterianas o tratamento deve ser o mais rápido possível, pois a doença pode levar a morte ou a sequelas neurológicas graves.
Caso:
Segundo Franciane, a criança começou a passar mal no último dia 11 de janeiro com muita febre, vômito e desmaios. Sua irmã, Angela Regina Santana, levou o menino até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Morada do Ouro, mas não foram atendidos. Segundo ela, a equipe disse que se tratava de uma gripe e pediu para a família retornar para casa.
No dia seguinte, os sintomas não desapareceram e a família, com a ajuda de um amigo, encaminhou Fábio até a Policlínica do Bairro Verdão, onde os médicos constataram uma possível meningite. Foi então que ele foi encaminhado as pressas para o pronto-socorro.
De imediato o garoto foi para a sala de isolamento da unidade e teve que respirar com ajuda de aparelhos por 16 dias.
Após receber doses de antibióticos e outros medicamentos, apresentando certa melhora, Fábio teve falta de circulação do sangue nas pernas, fazendo com que os membros necrosassem. Ambas as pernas tiveram que ser amputadas, para não comprometer uma parte maior do corpo.
Na segunda-feira (20 de fevereiro), o garoto teve outras partes afetadas pela falta de circulação sanguínea, o rosto do menino e as mãos pararam de receber a circulação e começaram a inchar e necrosar. Esta situação levou a amputação dos 10 dedos das mãos do menino Fábio.
Leia mais: Por conta de meningite, criança de 2 anos têm pernas e dedos das mãos amputados
Veja o vídeo: