Garis de Várzea Grande suspenderam a coleta de lixo na segunda-feira (6) por atraso no pagamento de salários e outros benefícios trabalhistas. Fonte ouvida pelo Circuito Mato Grosso afirma que os serviços de recolhimento estão sendo realizados por 30% de 27 garis. Todos são contratados da empresa Locar Saneamento, contratada pela Prefeitura de Várzea Grande.
“Ontem [quarta-feira] houve rota com apenas um gari novato, que trabalhou com a perna machucada, porque o pessoal está todo parado desde segunda-feira. Nosso salário não saiu, o tíquete refeição, também não. Sem contar que tíquete gás, que é passado a cada dois meses, só vive atraso”, disse a fonte.
Segundo ela, o tíquete refeição é depositado pela empresa no dia 30 de cada mês, mas até o começo da tarde de hoje não havia sido liberado. O pagamento do salário é contado de acordo com o contagem de limite do quinto dia útil do mês, vencido nesta terça-feira (7), mas também não foi transferido.
“Nós também temos um sacolão [de cesta básica] que a supervisão [da Locar Saneamento] disse que vai sair no dia 13, mas não vamos trabalhar enquanto não a gente não receber, e o salário disseram que iria sair hoje, mas até agora, nada”.
A fonte informou ainda que os serviços de coleta de lixo são realizados por uma equipe de nove caminhões com três garis em cada, para cobrir percurso de até 30 quilômetros. O serviço é intensificado nas segundas e terças-feiras, dias em que a jornal de coleta vai das 19h às 4h30. De quarta a sábado, a jornada acontece das 19h à 1h.
A reportagem procurou a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande para saber sobre a situação de pagamento à Locar Saneamento. O secretário Breno Gomes disse desconhecer informações sobre paralisação da coleta de lixo.
“Inclusive em tenho andado pelas ruas para saber como está a coleta, e está tudo certo. Nosso pagamento para a empresa em relação a 2016 está tudo quitado, mas não posso responder pela empresa.”
A reportagem tentou entrar em contato com a direção da Locar Saneamento, mas não houve retorno.