Plantão Policial

Garimpo ilegal em Pontes e Lacerda não é mais ocupado por criminosos

Foto Lenine Martins/Sesp-MT

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) apresentou os resultados da retomada da área do garimpo ilegal localizado na Serra da Borda, município de Pontes e Lacerda (450 quilômetros de Cuiabá), nesta sexta-feira (22). Mais de 11 mil pessoas, em menos de 90 dias, foram retiradas nas duas operações realizadas na área. 

As duas operações foram divididas em quatros fases: intensificação nas abordagens e revistas, instalação de barreiras fixas e isolamento de áreas de interesse, desobstrução e ocupação. 

Na primeira desocupação no mês de novembro, foram retirada mais de sete mil pessoas, com o perfil de “aventureiros”, sem material apropriado para a escavação. Já na segunda retirada, em janeiro desse ano, a polícia encontrou em torno de quatro mil pessoas, sendo mais de 70% criminosos que detinham materiais específicos para a retirada do ouro. 

Segundo o secretário da Sesp, Fábio Galindo, o Estado não sairá rapidamente do local. “A estratégia continua a mesma e com força ostensiva no terreno e continuidade no trabalho de inteligência e investigação. O Estado está presente de forma muito forte no local, então quem espera que as forças saiam podem ‘tirar o cavalinho da chuva’. A integração é a palavra de ordem e consenso entre todos os envolvidos nessa operação”.

Durante toda operação foram encontradas sete armas de fogo, 11 veículos, duas máquinas retroescavadeira e 800 gramas de ouro. Além de 22 autos de prisão em flagrante e 59 pessoas presas até a madrugada de sexta-feira (22).

De acordo com o delegado da Delegacia de Pontes e Lacerda, Vitor Chad, foram necessários homens das cidades de Jauru, Porto Esperidião e Cáceres para força-tarefa realizar investigações no município. 

O procurador da República, Felipe Mascarelli, explanou a preocupação do Ministério Público sobre o caso. “Essas pessoas se colocaram em uma grande situação de risco, passavam semanas sem tomar banho e enfiadas nos buracos escavados correndo risco de morte, era muito preocupante. Além do ponto de vista ambiental que foi degradante, principalmente na segunda fase que foram levadas máquinas para o local, agora precisamos responsabilizar os culpados e recuperar a área”.

O trabalho de desocupação e isolamento do garimpo ilegal na Serra da Borda, foi coordenado pela Polícia Militar com o apoio das demais forças estaduais e federais, foram mobilizados mais de 400 policiais militares, civis, federais e equipes do Corpo de Bombeiros, além das forças especializadas como Bope, Cavalaria, Força Tática, Rotam, Ciopaer e Batalhão Ambiental.

HISTÓRICO

No mês de outubro de 2015, a notícia que o município de Pontes e Lacerda abrigava em suas terras grandes pepitas de ouro causou um alvoroço nas redes sociais. Devida tamanha repercussão, a região passou a ser chamada de a nova “Serra Pelada”.

As veias auríferas foram encontradas pelos moradores do município de 41.408 habitantes, segundo o IBGE, que, após acharem grandes quantidades do metal precioso, começaram a circular imagens de grandes pepitas pelas redes sociais e pelo WhatsApp, o que deve ter contribuído com o aumento da migração para aquela região.

Em outubro, o prefeito Donizete Barbosa (PSDB) foi até a sede do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em Brasília, para se informar sobre a possibilidade de uma cooperativa que já explora ouro em Nova Lacerda, a 677 km de Cuiabá, passasse a explorar o minério legalmente no local também.

Noelisa Andreola

About Author

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em