Política

Garcia diz que PSB se contradiz com escolha por Valtenir na presidência em MT

O deputado federal Fábio Garcia disse que a nomeação do também deputado, Valtenir Pereira, para a presidência do PSB em Mato Grosso é um ato incoerente, pois contradiz a decisão da Executiva da sigla, que o afastou do cargo por ter descumprido decisão interna e votar favorável a Reforma Trabalhista na Câmara Federal, em abril deste ano.

“Fui informado pelo presidente do PSB nacional, Carlos Siqueira, que o deputado Valtenir Pereira assumirá a presidência do partido no Estado, e a notícia demonstra completa falta de coerência, visto que a executiva traz para o partido um deputado que também votou favoravelmente à reforma trabalhista, fato que supostamente foi o causador das divergências com partido [com ele]”.

Na nota liberada na tarde desta quarta-feira (14), Garcia, que foi destituído da presidência do PSB-MT após a votação, disse que manterá “a tranquilidade necessária” para discutir com o partido a nova nomeação.

“Quero pedir a todos a necessária tranquilidade neste momento. No fim de semana, nos reuniremos com os nossos deputados estaduais e o deputado federal Adilton Sachetti, e, na próxima semana, faremos uma reunião ampliada com todos para discutirmos sobre esta questão”.

A filiação de Valtenir Pereira foi confirmada pela assessoria de imprensa no fim da tarde de hoje, no momento em que o parlamentar conversava com direção nacional do PSB para acertar sua nomeação como presidente da sigla.

O deputado  volta ao PSB após quatro e pouco mais de um ano da rejeição de sua candidatura à Prefeitura de Cuiabá pelo PMDB, sua partido anterior.

A decisão foi recebida com resistência pelo grupo, dentro do PSB-MT, de apoio a Fábio Garcia. O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, disse que os quatro deputados estaduais e dois federais com mandatos pela sigla foram pegos de surpresa e avaliam, novamente, uma saída em grupo do partido.

“Estamos todos atônitos com essa decisão, pois foi nosso grupo que organizou o partido, trabalhando para o crescimento no Estado. Estávamos dentro de um partindo em que sentíamos confortáveis”, disse à imprensa, na manhã desta quarta-feira. 

“Foi uma surpresa, pois estávamos aguardando a nomeação do Mauro [Mendes] como presidente regional. No momento, ainda estamos pensando no que fazer em bloco”, completou.

Novo presidente estadual

Em sua primeira fala como filiado e presidente do PSB-MT, o deputado Valtenir Pereira disse que chega ao partido para buscar consenso para reposicionar o partido em Mato Grosso. “Quero registrar a minha alegria de estar retornando ao PSB nesse novo momento de reposicionamento do partido. Sempre tive muita saudade do PSB, pela forma como o partido defende as políticas nacionais, como o PSB se organiza para cumprir a sua missão partidária. Ajudá-lo nesse reposicionamento, especialmente no Mato Grosso, é motivo de muito orgulho para mim.”

O parlamentar cumpre seu terceiro mandato de deputado federal. duas vezes eleito pelo PSB (2007-2011;2011-2015) e pelo PMDB, em 2014. Ele já havia exercido o cargo de presidente do Diretório em Mato Grosso, entre 2007 e 2013, ano que mudou para o PMDB.

Leia mais:

Valtenir se filia ao PSB e assumirá a presidência da sigla em Mato Grosso

Executiva do PSB rejeita pedido de restituição de cargo a Fábio Garcia

Líderes do PSB saem em defesa de Garcia após destituição de cargo

Reinaldo Fernandes

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões