Cidades

Galerias de garimpo começam a ser implodidas pela Polícia Federal

Nesta sexta-feira (13), as forças de segurança que estão em Pontes e Lacerda (a 450 km de Cuiabá), para desocupação do garimpo ilegal da Serra do Caldeirão, vão implodir as galerias escavadas pelo mais de cinco mil garimpeiros nos últimos dois meses. A informação é da assessoria de imprensa da Polícia Federal.

Ainda conforme a PF foi feita uma perícia em todo o garimpo para verificar se não havia mais pessoas escondidas na região. Contudo, conforme a assessoria de imprensa disse, algumas pessoas podem estar na região esperando para retornar ao local, após as forças de segurança deixarem o lugar. Por isso as galerias serão destruídas para que se evite novas escavações.

Segundo a Polícia Federal, uma empresa especializada foi contratada para implodir os túneis e demais áreas abertas pelos garimpeiros durante o período em que a Serra da Borda foi explorada.

Garimpo

O garimpo ilegal em Pontes e Lacerda (483 quilômetros de Cuiabá) já está totalmente desocupado. A informação foi confirmada pela Polícia Federal nesta terça-feira (10). A desintrusão faz parte da Operação “Terra do Nunca”. Pelo menos sete mil pessoas estariam na “Nova Serra Pelada”, como o local ficou conhecido. O próximo passo segundo a PF é a realização de perícias e implosão dos buracos e galerias existentes para evitar desmoronamentos e acidentes no local.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, mais de 160 policiais militares e civis, com apoio do helicóptero do Ciopaer, foram empregados no trabalho de desocupação do garimpo. A desocupação segue ordem judicial expedida pela Justiça Federal. A decisão pelo fechamento do garimpo deu-se devido a ausência de autorização  por parte do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para exploração.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.