Mix diário

Galípolo: discussão sobre a PEC do BC, agora, é sobre entender qual é o texto de consenso

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta quinta-feira, 26, que o momento atual em relação a mais um passo na autonomia da instituição é entender qual o texto de consenso entre todas as partes envolvidas em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65. Ele afirmou em entrevista coletiva para comentar o Relatório de Política Monetária (RPM) do segundo trimestre que continua a dialogar sobre o tema com o Legislativo e que as conversas têm avançado “muito bem”.

“Agora é uma discussão muito mais de a gente entender qual é o texto que consegue ser contemplado, de limite, de consenso, possível entre os diversos atores e lados”, comentou Galípolo.

Além disso, o presidente do BC citou que houve declarações favoráveis à PEC não só do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quanto por parte de outros ministros. Inicialmente, o PT era contra a conceder mais autonomia – agora financeira e administrativa – à autoridade monetária.

Mais forte que isso, muitos agentes do governo não queriam ver avanço durante a gestão do antecessor de Galípolo no comando do BC, Roberto Campos Neto, que foi indicado para o cargo pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro.

“As conversas têm avançado muito bem. Diversos ministros estão envolvidos no processo”, relatou, acrescentando que o papel do Banco Central neste momento é de apoio no diálogo com questões técnicas. “Todas as vezes que ele (BC) é demandado, a gente segue fazendo esse diálogo. Mas já tivemos ali declarações favoráveis do próprio ministro Haddad, de outros ministros, de senadores”, citou.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve