Plantão Policial

Gaeco prende policial e ex-servidor suspeitos de envolvimento com grupo criminoso

O ex-servidor público Domingos Sávio Alberto de Sant’Ana e o investigador de polícia, Sandro Victor Teixeira da Silva, foram presos na 'Operação Renegados', do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Judiciária Civil (PJC). Conforme a força tarefa, deflagrada em 4 de maio, ambos teriam envolvimento com uma organização criminosa liderada por policiais civis e militares. 

Domingos Sávio foi capturado na última sexta-feira (7), enquando que Sandro Victor se apresentou no sábado (8).

A ação policial se fundamenta em um Procedimento de Investigação Criminal (PIC) instaurado no âmbito do Gaeco e inquéritos abertos pela Corregedoria Geral da Policial Civil. De acordo com as investigações, os membros do grupo se aproveitavam de informações privilegiadas dos trabalho de diligências para facilitar e encobrir práticas como concussão, corrupção, tráfico de drogas e roubo. Ao todo, a Justiça Estadual expediu 44 mandados, sendo 22 ordens de prisão preventiva. 

No dia da operação foram presos os policiais civis Dhiego de Matos Ribas, Edilson Antônio da Silva, Alan Cantuário Rodrigues, Júlio César de Proença, Paulo da Silva Brito, Rogério da Costa Ribeiro, André Luis Haack Kley e Frederico Eduardo de Oliveira Gruszczynski, além do ex-policial civil Evanir Silva Costa e a namorada de Edilson, Natália Silva Costa. 

Completam a lista o ex-policial militar Raimundo Gonçalves de Queiroz, os policiais militares Manoel José de Campos e Adilson de Jesus Pinto, e os servidores Kelle de Arruda Santos e Delisflasio Cardoso Bezerra Silva.  

Continuam foragidos outros cinco suspeitos: Reinaldo do Nascimento Lima, Jovanildo Augusto da Silva, Genivaldo de Souza Machado, João Martins de Castro e Neliton João da Silva.

A operação conjunta tem o intuito de cumprir 44 mandados, sendo 22 de mandados de prisão preventiva. 

No cumprimento das medidas judiciais, participaram o Ministério Público, através do Gaeco e sua equipe; a Polícia Judiciária Civil, por meio da Corregedoria-Geral, e aproximadamente 20 delegados e equipes das Diretoria de Atividades Especiais e Metropolitana; além do apoio da Polícia Militar e do Ciopaer.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em