Plantão Policial

Gaeco denuncia ex-secretários, diretor do Sesc e mais oito pessoas

No dia 20 de junho o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) encaminhou a juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Arruda uma denúncia, onde 13 pessoas são acusadas de praticar os crimes de lavagem de dinheiro, peculato, corrupção passiva e organização criminosa, após os desdobramentos das investigações da Operação Seven.

A operação apurou desvios de R$ 7 milhões dos cofres públicos. Entre os denunciados estão os ex-secretários de Fazenda, Marcel de Cursi, e da Casa Civil, Pedro Nadaf, e os presidentes do Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso), Afonso Dalberto, e Metamat (Companhia Matogrossense de Mineração), João Justino Paes de Barros.

O médico Filinto Correa da Costa, beneficiário direto do dinheiro desviado, e seus filhos, Filinto da Costa Junior e João Celestino Correa da Costa, assim como o procurador aposentado Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, também estão entre os denunciados.

O ex-governador Silval Barbosa, apontado como líder de suposta organização criminosa, não foi denunciado. Não foi encontrado nenhum indicio de sua participação nesta fase do suposto esquema.

A nova denúncia é referente ao desdobramento das investigações da primeira fase da operação. O Gaeco iniciou o rastreamento destino do dinheiro desviado, recebido por Filinto Correa da Costa.

Na denúncia, são narrados 11 casos de como o grupo de 13 pessoas tentou ocultar o patrimônio desviado através de negócios com factorings, compra de fazenda, veículos e motos de luxo e ainda depósitos para familiares.

DENUNCIADOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A denúncia foi obtida pelo site FolhaMax.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em