Plantão Policial

Gaeco denuncia 45 pessoas presas na ‘Operação Comboio’

 
O grupo havia sido desarticulado durante a operação “Comboio” da Polícia Federal, deflagrada em abril deste ano. Os denunciados são acusados pela prática de tráfico interestadual e associação ao tráfico. A denúncia foi protocolada na última sexta (26), na Vara Especializada do Crime Organizado da Capital, para onde o inquérito foi remetido.
 
De acordo com a denúncia do promotor de Justiça Marcos Regenold Fernandes, a organização agia a partir da cidade de Pontes e Lacerda e circunvizinhanças, de onde enviava, de forma reiterada, carregamentos de entorpecente para receptadores/traficantes espalhados em diversas cidades, especialmente para os estados do Pará, Maranhão e Piauí. “Parte dos denunciados já respondiam à ações penais nos locais onde foram presos em flagrante durante as investigações da Polícia Federal”, explica o promotor de Justiça.
 
As investigações da Polícia Federal tiveram início um ano antes da deflagração da operação, a partir do relatório de inteligência da Operação Sentinela. Nesse relatório, foram reunidas informações de que um grupo de indivíduos, voltados ao tráfico interestadual de cocaína, estaria atuando a partir da cidade de Pontes e Lacerda abastecendo outros estados. No decorrer das investigações, foram efetuados nove flagrantes, que resultaram na apreensão de quase 580Kg de cocaína e pasta base, além de diversos automóveis, bem como na prisão de treze pessoas, sendo a maioria delas caracterizadas como “mulas do tráfico”.
 
Entre os denunciados, 18 deles são considerados os cabeças da organização: Miguel Anderson Lourenço Gonzalez que já responde à ação penal por posse de droga apreendida, na Comarca de Jauru; Robério Souza da Silva; Zulmar Rodrigues Santos; Jefferson Lourenço Gonzalez; Fábio Ryoichi Sakita; Eduardo Matias de Campos; Aparecida Rodrigues Paraba; João Machado de Souza Neto; Fabiano Juremeira de Araújo; José Alexandre Araújo Galvão, José Augusto de Oliveira Silva; Mizael Pontel da Silva; Wilker Rodrigues de Freitas; Danúbio Viana Machado; Marcelo Eigi Sakita; Erasmo Gonzalez; Wilian Rodrigues de Freitas e Kairo Henrique de Freitas.
 
Operação
 
No dia 18 de abril deste ano, cerca de 200 policiais federais participaram da Operação, para cumprimento de 52 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da Terceira Vara da Comarca de Pontes e Lacerda/MT, os quais foram cumpridos nos estados do Mato Grosso, Pará, Tocantins e Maranhão.
 
A Operação Comboio recebeu esse nome em razão de que os veículos utilizados pelos principais integrantes possuíam equipamento de rádio comunicação, que geralmente é utilizado por motoristas que se comunicam entre si em caso de algum acidente, mas que, nesse caso, era utilizado pela quadrilha para facilitar o transporte de entorpecentes, de forma que possibilite aos “batedores” avisar quando avistarem barreiras policiais. 
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em