Mix diário

Fuvest esclarece cálculo de nota da redação no vestibular da USP após questionamentos

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo (USP), esclareceu nesta segunda-feira, 2, a forma como a nota da redação da prova foi calculada e apresentada aos estudantes. A confusão aconteceu por conta da forma como a informação foi anunciada.

A avaliação da escrita do texto tinha uma grade de correção que permitia o candidato ter uma nota de 0 a 40 pontos. Contudo, para o cálculo final do desempenho do estudante, este rendimento foi recalculado para ter um peso de 50% da nota final do primeiro dia da segunda fase. Neste dia do vestibular, a redação foi realizada junto de outras questões dissertativas – a soma de tudo chega a 100% da nota (50% da redação e 50% das questões).

Porém, ao divulgar as notas deste dia do exame, a Fuvest apresentou a avaliação da redação em uma janela de 0 a 40 pontos e não no modo proporcional (0 a 50%). Ou seja, quem tirou 40 pontos (a nota máxima), acreditou ter tirado uma nota inferior ao desempenho atingido de fato.

“A banca de redação realizou a correção das redações do Vestibular com base em uma grade de correção que permitia alcançar até a nota 40,0. Assim, a nota divulgada relativa à redação variou de zero a 40 pontos, a depender do desempenho do candidato”, explicou a fundação, em nota.

“Na divulgação da nota do primeiro dia da segunda fase, cuja variação podia ir de zero a 100 pontos, a nota atribuída pela banca de redação foi calculada proporcionalmente”, acrescentou.

A Fuvest, que reconheceu ter sido alvo de questionamento dos estudantes, esclareceu ainda que nenhum candidato foi prejudicado, “nem teve sua redação corrigida com rigor excessivo” – mas reconheceu que deveria ter feito a comunicação melhor no dia da divulgação dos resultados. “Pela demora, (a Fuvest) pede desculpas”, diz trecho da nota.

A redação fez parte da segunda fase do vestibular, realizada no dia 14 de dezembro de 2025. A Fuvest divulgou a sua lista de aprovados em primeira chamada no dia 23 de janeiro e, nesta terça-feira, 3, a fundação apresentará a lista da segunda chamada.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve