Nos quatro dias, na sede da Delegacia do Turista, na Avenida Prainha, foram comunicadas 22 ocorrências, sendo 12 furtos, 3 extravios de documentos, 1 uso ilícito de drogas, 3 roubos, 1 uma denúncia de estupro, cujo laudo pericial apontou que "não há vestígios de conjunção carnal consumado", e 2 outros registros diversos.
Entre as comunicações de furtos, a maioria, foi para ingressos, documentos e objetos. Dos 3 extravios registrados está o caso de um turista chileno, que teve a bagagem extraviada no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, cuja comunicação foi feita na Delegacia do Turista, em Cuiabá, e cópia do boletim encaminhada a unidade do RJ.
No primeiro jogo na Arena Pantanal, entre Chile e Austrália, ocorrido no dia 13 de junho, foram realizados 4 registros, sendo 2 de ocorrência atípicas, como preservação de direito, 1 furto, 1 outro.
No Fan Fest foram 10 ocorrências, sendo 3 extravio de documentos, 2 furtos, 1 preservação de direito, 3 outros e 1 registro de moeda falsa feito por um chileno que procurou a Delegacia para entregar uma nota de R$ 50,00 falsa, que teria recebido dentro do Fan Fest.
A delegada Ana Cristina Feldner informou que a Delegacia do Turista foi muito procurada por estrangeiros que queriam ajuda na locomoção em Cuiabá, como encaminhamento até hotéis e locais de camping.
A delegada também contou o caso de um pai e um filho chilenos, que tinham se perdido da mãe e depois que a mulher foi encontrada acabaram tendo que levá-la até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Morada do Ouro, e lá os policiais auxiliaram como interpretes no atendimento médico a senhora chilena. "Tivemos momentos de pico na Delegacia, com bastante movimentação na véspera e pós jogos. Mas passado esses dias o trabalho voltou a normalidade", avaliou.
A Embaixada dos Estados Unidos da América estimou mais de 5 mil turistas norte-americanos em Cuiabá e a Embaixada da Austrália cerca de 7 mil australianos, que compraram ingressos para o primeiro no jogo na Arena Pantanal. A Embaixada do Chile não informou o quantitativo de estrangeiros à Delegacia do Turista.
PJC