Política

Fundo Global investe US$ 156 mi para tratamento da Aids em Zâmbia

 
O financiamento vai ajudar mais de 225.000 pessoas que vão iniciar o tratamento nos próximos três anos. Atualmente, 480.000 zambienses recebem tratamento antirretroviral com o apoio do Fundo Global. O HIV é a principal causa de morte no país.
 
“O apoio continuado do Fundo Global permite aumentar o número de testes de HIV e o início do tratamento a milhares de outras pessoas”, disse Joseph Kasonde, ministro da Saúde de Zâmbia, citado no comunicado do Fundo Global. O apoio ajudará também a “eliminar a transmissão do HIV entre mãe e filho e a aumentar a cobertura da circuncisão masculina”, adiantou o ministro.
 
O Fundo Global assinala que “Zâmbia é um dos primeiros países da África Subsaariana a atingir o acesso universal ao tratamento antirretroviral, definido como a cobertura a 80% dos portadores do vírus”. Em junho de 2013, mais de 90% dos adultos que precisavam de tratamento receberam medicamentos antirretrovirais.
 
“O forte apoio político de Zâmbia e o aumento do nível de financiamento interno ajudaram na intervenção para se alcançar o acesso universal na prevenção, tratamento e apoio”, disse Linden Morrison, diretor do Departamento de África 2 do Fundo Global.
 
Criado em 2002, o Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária é uma parceria público-privada internacional que visa a conseguir recursos financeiros adicionais aos dos países para combater as três pandemias.
 
Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões