Foto: reprodução
Por G1
Um morador da Urca, na Zona Sul do Rio, flagrou funcionários da prefeitura pescando na Baia de Guanabara, na manhã desta segunda-feira (22). A pesca não é proibida, mas a ação foi praticada durante expediente de trabalho, com os trabalhadores uniformizados e utilizando veículo da Secretaria de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma).
Foi por volta das 8h30 que o advogado Marcelo Camello, de 31 anos, registrou imagens de três funcionários da secretaria preparando uma pescaria a partir da mureta da orla na Avenida João Luiz Alves, altura da Rua Roquete Pinto.
"Dois dos funcionários tinham uniformes iguais. O outro, que montou a vara de pescar, usava camisa polo. Me pareceu que ele era um cara mais importante, talvez supervisor. Primeiro, pela soberba de montar uma vara e pescar; segundo, porque ele usava uniforme diferente”, contou Camello.
O advogado fez fotos do flagrante a partir da janela de seu apartamento. “Quando eu desci para pegar o meu ônibus, dois estavam mexendo na calçada. O outro continuava pescando”, disse Camello. Ele destacou que os funcionários faziam reparos na calçada.
Secretaria vai apurar
Em nota, a Seconserma informou que “está apurando os fatos e tomará as medidas cabíveis”. A pasta destacou ainda que repudia a atitude desses funcionários” e afirmou que “eles foram advertidos e orientados a não exercer qualquer atividade não relacionada a suas atribuições profissionais em horário de trabalho”.
O morador disse que esta não foi a primeira vez que flagrou situação semelhante na Urca.
“Isso é muito comum. Eu já peguei caminhão da Cedae fazendo a mesma coisa”, contou.
A Seconserma informou que dará início, em junho, a “um ciclo de palestras educativas em todas as gerências de conservação e meio ambiente, ressaltando a importância de se respeitar o contribuinte, que paga impostos por serviços prestados”.
Falta de lixeiras
O advogado que fez o flagrante reclamou ao G1 que tem observado a falta de lixeiras no bairro. Segundo ele, no passado havia vários recipientes para coleta de lixo nas calçadas e que, recentemente, a prefeitura os tem recolhido.
“Na semana passada houve uma coleta de latas de lixo do bairro. Uma das que tiraram ficava em frente ao meu prédio. O porteiro disse que os funcionários da prefeitura que a tiraram alegaram que a prefeitura está sem funcionário para fazer a coleta”, contou Camello.
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) negou que esteja sendo reduzido o número de lixeiras na Urca. “A quantidade tem servido bem à demanda”, afirmou a autarquia.
A Comlurb ressaltou, ainda, que na semana passada duas lixeiras foram retiradas para manutenção, mas serão repostas.