Nacional

Funai do Piauí é extinta e comunidades indígenas acionam justiça

Foto: Reprodução

Por CidadeVerde

Representantes de comunidades indígenas do Piauí ingressaram com ação na justiça contra a extinção da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Estado. 

Líderes das comunidades Tabajara (que habitam nos municípios de Lagoa de São Francisco e Piripiri) e Cariri (que habitam na cidade de Queimada Nova) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (03) na sede do Ministério Público Federal com o procurador Kelston Lages.

Líderes prometem realizar no dia 19 de abril uma grande manifestação contra o fechamento da unidade. O cacique Henrique Manoel do Nascimento, 52 anos, da comunidade Tabajara, em Lagoa do São Francisco, informou que a Funai no Estado está fechada desde o dia 30 de março. Ele classificou como um retrocesso para a luta dos indígenas no Piauí. 

Joselane Dias, 40 anos, da comunidade Tabajara em Piripiri, disse que o fechamento é uma perda muito grande para os três mil indígenas que existem no Estado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "O fechamento da unidade vai deixar a população desassistida", resumiu.

Cícero Dias, da comunidade Tabajara, ressalta que na mobilização no Dia do Índio – que acontecerá no Palácio de Kanark- os índios farão um apelo ao governador Wellington Dias para barrar a extinção da unidade no Piauí. 

O procurador Kelston Lages disse que vai pedir informações ao Governo Federal sobre o fechamento da Funai no Estado. Ele ressalta que o Minisitério Público Federal já ingressou com uma ação para que o Governo melhore a estrutura da Casa do Índio que funciona em Teresina. 

"O fechamento da unidade é mais uma tentativa de fragilizar o sistema de proteção ao índio que já é precário no Estado", disse o procurador informando ainda que existe um estudo técnico que mostra a necessidade do funcionamento da Casa do Índio, que atende a região do Piauí e Maranhão. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus