Cidades

Fruto do desemprego gera mais de três mil empregos

Com um projeto ousado e uma fachada diferenciada, o Shopping Popular ficará com a cara do Porto, nos moldes da arquitetura do século 18, após a reforma. Quem diria que o “Camelódromo” ou mesmo o “Paraguaizinho”, como era conhecido o lugar, iria movimentar 60 mil pessoas por semana? Há 20 anos eram conflitos, discussões e opiniões controversas. Hoje aqueles desempregados por causa de uma economia que ia mal geram mais de 3 mil empregos diretos e indiretos.

Na visão da diretoria do Shopping Popular, inicia-se uma nova história para os camelôs, e esta ampliação do espaço era necessária para acompanhar o atual momento de crescimento de Cuiabá e de toda a região. 

A partir do dia 21 de abril o Shopping Popular sairá do atendimento nas pequenas bancas de 2,20 metros por 1,80 metros e contará com lojas, numa estrutura climatizada, nova praça de alimentação com restaurantes, seguindo padrões da vigilância sanitária e bombeiros.

Este é um dos melhores exemplos quando se utiliza aquele velho e bom jargão: “a união faz a força”. Vai além do empreendedorismo. É o reflexo do esforço de pessoas que se empenharam na lei da sobrevivência, em meio à crise econômica do Brasil no final dos anos 80 para o início dos 90.

Eram muitos pais de família que acabaram sendo demitidos de seus empregos e, não conseguindo voltar mais ao mercado de trabalho, se espalharam com suas barracas pelas ruas da capital, como a única opção de se fazer renda, por meio do mercado informal.

Leia a matéria na integra

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.