Cidades

Frota antiga polui duas vezes mais que ônibus novos em Cuiabá

Foto: Ednei Rosa

Veículos antigos que compõem a frota de ônibus de Cuiabá poluem duas vezes mais que os novos coletivos. A declaração foi feita pelo coordenador Regional do Programa Despoluir, Carlos Corso, nesta quinta-feira (23), em frente ao Sesc Arsenal. No local foi lançado pela prefeitura da capital o programa com apoio do Sesc Cemat e Fetramar (Federação das Empresas de Transporte Rodoviário) ‘Despoluir’. Também estiveram presentes o secretário da SMU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), Thiago França, representantes das empresas de transporte público e técnicos do Sesc Senat.

O coordenador explicou que a regulamentação de leis que obrigam os fabricantes de veículos a poluírem menos o meio ambiente, vem sendo aplicada a cerda de cinco anos. “Os veículos com seis ou sete anos poluem mais. Quanto mais novo menor é o índice de fumaça e poluentes que o veículo pode liberar”, disse. Conforme ele, enquanto o nível de 1,57 m -1 (unidade que mede níveis de fumaça por metro linear) é aceitável para um motor antigo, o valor não pode ultrapassar 0,5 m-1 , em ônibus recentes, ou seja, a frota com mais de seis libera quase três vezes mais fumaça no ambiente.

A atual frota de ônibus de Cuiabá, distribuída entre três empresas (Norte e Sul, Pantanal e Integração) que detêm a concessão para a operação do transporte público, conta com 383 veículos (409 se somarmos os 26 veículos de reserva). Deste total, mais da metade (214 veículos) roda há mais de seis anos. Outros 50 veículos têm entre nove e dez anos, sendo usados diariamente por diversos usuários cuiabanos.

O Secretário disse que a iniciativa visa ter maior controle sobre a emissão de gases na cidade e demostra a preocupação com a poluição em Cuiabá. “O programa mecanismos de fiscalização dessa frota e levará mais qualificação aos profissionais que trabalham na área”, explicou França.

Conforme ele apenas 2% dos ônibus da região metropolitana de Cuiabá não passaram nos testes. “Estes veículos irão ter que passar por revisões em sua mecânica para poderem voltar a circular”, comentou. Além dos ônibus, o projeto irá fiscalizar os 77 micro-ônibus que rodam pela cidade.

Ulisses Lalio

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