Nacional

Frigorífico é evacuado após vazamento de amônia

O Frigorífico Minerva Foods em Barretos (SP) foi evacuado na tarde desta quarta-feira (22) após um vazamento de amônia. Segundo o Corpo de Bombeiros, o problema foi contido, mas nove funcionários inalaram o gás, relataram mal estar e precisaram ser socorridos.Procurada pelo G1, a assessoria do Minerva Foods informou que houve uma sobrecarga em um dos sistemas de resfriamento de amônia, e que a planta já foi liberada pelos bombeiros.

Equipes da Polícia Militar e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também foram enviadas ao local. O gerente da Cetesb, Davi Faleiros, afirmou que o vazamento teve início por volta de 14h em um válvula dentro do setor de máquinas.

Faleiros explicou que o departamento fica localizado na parte externa da indústria, onde ocorre a manipulação do gás. Os técnicos da Companhia avaliam se o vazamento causou algum tipo de dano ao meio ambiente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nove trabalhadores precisaram ser levados para a Santa Casa com sintomas de vômito e tontura. O hospital informou que entre os funcionários, cinco são gestantes, mas todos estão em observação sem gravidade e sem riscos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação de Barretos, Luis Carlos Anastácio, disse que os diretores da entidade acompanham a inspeção no frigorífico e afirmou que a reincidência aponta problemas mais graves no sistema de controle da empresa.

Em agosto do ano passado, um funcionário morreu e outros 30 ficaram feridos durante um vazamento de amônia. A Cetesb identificou um dano em um evaporador, equipamento usado para resfriar as câmaras frigoríficas.

“Dessa vez, não houve nenhum incidente, mas é preocupante. Já aconteceu uma morte. Nós vamos solicitar uma reunião com a empresa e o Ministério Público do Trabalho para que sejam tomadas as medidas cabíveis para que não aconteça mais”, disse.

Em nota, a Minerva Foods informou que a sobrecarga em um dos sistemas de resfriamento de amônia, causou o desarme automático do compressor e abertura da válvula de segurança do sistema, como prevê a norma de segurança aplicável.

A empresa informou que prima pelo cumprimento de todas as normas de segurança e que as operações foram restabelecidas após liberação do Corpo de Bombeiros.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus