O Vencedor da 60ª edição do World Press Photo, um dos prêmios de fotojornalismo mais prestigiosos do mundo, foi o fotógrafo Burhan Ozbilici, da agência Associated Press, que registrou a expressão do assassino do embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, em dezembro de 2016.
Burhan Ozbilici estava na galeria de Ancara, quando Mevlut Mert Altintas, um policial turco de 22 anos, assassinou no dia 19 de dezembro o embaixador Andrei Karlov. Altinas atirou contra o diplomata russo durante a inauguração de uma exposição.
Na categoria "Vida Diária", a fotógrafa Paula Bronstein venceu com uma imagem que mostra uma mulher em um hospital segurando seu sobrinho Shabir, de dois anos, que ficou ferido em um atentado em 29 de março de 2016, no Afeganistão.
Nesta mesma categoria o chinês Tiejun Wang ficou em segundo lugar. A imagem mostra quatro alunas de ginástica durante um treinamento em uma escola de Xuzhou, na China. Foto de Matthieu Paley que mostra mulher com dinheiro guardado na meia calça ficou em terceiro.
Na categoria "Assuntos Contemporâneos", a foto de Jonathan Bachman, da agência Reuters, ficou em primeiro lugar. A imagem mostra a ativista Leshia Evans enfrentando policiais durante uma manifestação contra a violência policial em Baton Rouge, no estado da Luisiana (EUA).
O fotógrafo da AP Vadim Ghirdia, com uma imagem que mostra imigrantes cruzando um rio para chegar à Macedônia, ficou em segundo lugar na categoria "Assuntos Contemporâneos". Em terceiro nessa categoria ficou foto de refugiados nigerianos em centro de detenção em Surman, na Líbia, do fotógrafo Daniel Etter.
Fonte: G1