Cidades

Fóssil de elefante pré-histórico é encontrado por pescadores

O fóssil de um mastodonte, uma espécie de elefante pré-histórico, foi encontrado por pescadores em Sombrio, no Sul catarinense. De acordo com pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o osso é a metade esquerda da mandíbula de um macho adulto. O Museu Oceanográfico da Univali divulgou a descoberta do fóssil nesta semana.

No fim de março, os pescadores encontraram o fóssil a cerca de 23 metros de profundidade na costa de Sombrio durante uma pesca de arrasto.

A mandíbula encontrada é de um mastodonte que viveu há cerca de 30 mil anos, conforme o coordenador dos museus da universidade, professor Jules Soto.

Os pesquisadores calculam que o animal tinha cerca de 5 metros de comprimento, pesava aproximadamente 3,5 toneladas e chegava a 2,5 metros de altura.

O professor afirma que fósseis desta espécie, de nome científico Stegomastodon waringi, são raros em Santa Catarina. Eles geralmente são encontrados mais no Rio Grande do Sul.

Mastodonte
O professor conta que o mastodonte, espécie semelhante aos atuais elefantes, vivia exclusivamente na América do Sul durante a chamada Era do Gelo. O mamífero conviveu com os primeiros humanos que habitaram o Brasil e há indícios de que tenham sido caçados, como observado em fósseis encontrados nos Andes.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.