Cidades DESTAQUE 2

Fórum Esportivo abre espaço democrático e coletivo para ações voltadas ao lazer e desporto

Essa escuta ativa vai direcionar o plano de ação da nova gestão e ser o mais participativo de toda a história

FRED NOGUEIRA

Com a presença de atletas, treinadores, dirigentes, profissionais de Educação Física, membros de conselhos, federações, associações, clubes e autoridades ligadas ao meio esportivo de Mato Grosso, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) promoveu o Fórum Esportivo de Várzea Grande.

De acordo com o secretário da pasta, Cleiton Marino Santana, o Fórum teve o objetivo de abrir um espaço democrático de diálogo, escuta ativa e construção coletiva, onde a comunidade esportiva tenha a oportunidade de apresentar demandas, sugestões e propostas que deverão subsidiar a elaboração de um plano de ação participativo e transparente para o esporte e lazer do Município.

“As políticas públicas devem ser efetivadas convidando e ouvindo a população que será atendida por elas. Estamos promovendo esse fórum para ouvir a comunidade esportiva e em conjunto com a gestão Flávia Moretti e Tião da Zaeli podermos elaborar um plano de ação que atenda efetivamente toda essa população” pontuou.

O superintendente de Esporte e Lazer, Héliton Gomes, disse que o Município precisava de um momento como o fórum para fomentar a discussão, o diálogo para estruturar o futuro do esporte em Várzea Grande. “Vejo esta oportunidade como um desafio muito importante de estar ouvindo todos vocês, de estar registrando os anseios da comunidade para estruturarmos nosso plano de ação para o esporte” afirmou.

O superintendente destacou a atuação da equipe de Esporte e Lazer da SMECEL, reforçando que vai continuar desenvolvendo as ações que foram implementadas a partir da atual gestão, como o lançamento do calendário esportivo de 2025 e o Programa VG + Esporte, que conta com aulas gratuitas nas Escolinhas Esportivas em diversas modalidades e em vários polos e regiões, inclusive nas modalidades do Paralímpico, atendendo cerca de 3 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos.

Atualmente cerca de 2.300 alunos estão inscritos no programa para a prática de futebol de campo, futsal, voleibol, basquetebol e handebol. Até o final da gestão Flávia/Tião a previsão é atender até 10 mil alunos.

Participaram do Fórum Esportivo de Várzea Grande, Fabiane de Moraes Martins, presidente do 17º Conselho Regional de Educação Física, Marcelo da Cruz Luz, Superintendente de Eventos Esportivos do Estado de Mato Grosso, Alexsander Aquino da Federação de Esporte Aquáticos – natação, Joana D’arc Cardoso da Associação Várzea-grandense Pró-atividade Esportiva, Fabíola Agostinho do Centro de Referência Paralímpico, Jefferson Prado da Federação de Basquete, Bob Peron da Federação Mato-grossense de Skate, Patrícia Galilei da Federação Mato-grossense de Judô, Carine Nascimento da Federação do Desporto Escolar, Paulo e Sirley Silva do Instituto de Equoterapia Nativo, Luiza Fernandes da Federação FMTJJLA, Cleberson Batista do FEME Universitários e Francisco Fernandes do Instituto Mandori.

Foto Capa: ANDRÉ LUIS

Fonte: SMECEL/VG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.