Política

Fórum acusa Pinheiro de advogar para acusados no escândalo do MT Saúde

Os sindicalistas defenderam, por outro lado, o relatório paralelo apresentado pela deputada Luciene Bezerra, membro da CPI, em que ela pede o indiciamento de 18 pessoas, entre ex-secretários, ex-presidentes, servidores e diretores de empresas que geriram o plano.

Emanuel Pinheiro criticou o relatório da deputada Luciene, alegando que ela não poderia dar o seu voto com base em pareceres do Tribunal de Contas do Estado, por exemplo. E que ela deveria dar o direito de resposta às pessoas que indicou para serem indiciadas.

Neste momento os sindicalistas que assistiam à sessão na Assembleia Legislativa se revoltaram. Orlando Francisco, do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso (Sintep), acusou o deputado Emanuel Pinheiro de não estar demonstrando força, interesse e nem compromisso com a CPI ao não pedir a punição dos envolvidos, não exigir a devolução do milhões desviados dos cofres públicos e por apoiar o que ele chamou de organização criminosa. “Ele está protegendo os acusados, advogando em favor dessas pessoas que lesaram o patrimônio público”, apontou Orlando.

Além de Zílio, também foram indiciados por Luciane o ex-chefe de gabinete do ex-secretário, José de Jesus Nunes Cordeiro, e os ex-presidentes do MT Saúde, Yuri Bastos Jorge, Augusto Carlos Patti do Amaral, Maximilliam Mayolino Leão e Gelson Esio Smorcinski. 
 
No relatório paralelo da CPI do MT Saúde a deputada Luciene pede o indiciamento do ex-secretário de Administração, César Zílio, e também de Edson Vitor Alexis de Mello, Hilton Paes de Barros, Marcelo Marcos dos Santos, João Enoque Caldeira da Silva, Washington Luis da Cruz, Auro Guilherme Matos Ulisséa, Sidnei Storch Dutra, Antônio Carlos Barbosa, e Elenilda Pereira da Silva e ainda de um diretor  do Sesi e um dos sócios da CRC-Connect Med.
 
Sandra Carvalho – Da Editoria

Camila Ribeiro – Da Reportagem

Foto: Reprodução

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões