Um homem de 43 anos foi preso por furto, uso de documento falso e adulteração de veículo nesta quinta-feira (11), no município de Rondonópolis (210 km de Cuiabá-MT). Ele dirigia um caminhão carregado com 49 toneladas de soja, que tinham sido furtadas de uma empresa no município. A carga foi recuperada.
Conforme o registro de ocorrência, agentes da 14ª Companhia de Força Tática realizavam vistoria no veículo e, na conferência da documentação, perceberam diversas irregularidades. A primeira é que o motorista da carga não era o mesmo que conduzia do veículo. A outra é que a placa e o chassi do cavalo e reboque não batiam – caracterizando adulteração veicular.
Ao abordar o suspeito, os policiais encontraram em seu tênis, uma carteira de habilitação falsa no nome do motorista que deveria conduzir o veículo. Questionado, o condutor confessou que receberia R$ 2 mil para descarregar a carga em Rondonópolis. A mesma carga seria adulterada e entregue a outra empresa.
O homem contou ter combinado com o chefe da quadrilha de se encontrarem em um posto de gasolina. Os policiais monitoravam, mas o denunciado não apareceu.
Referente à carga de soja, a empresa lesada confirmou ter carregado a carreta, na cidade de Alto Garças, com base no documento falso apresentado. Informou ainda que o motorista pegou a carga de 49 toneladas com um dia de atraso, já que a data agendada para ser carregada era quarta-feira (10).
Via sistema, o homem detido tem várias passagens criminais relacionados a crime de estelionato. Já o segundo suspeito identificado constou passagens por receptação e tráfico de droga.