40 toneladas de lixo foram retiradas do bairro Verdão, em Cuiabá, durante uma força-tarefa de limpeza urbana iniciada pela Prefeitura na última segunda-feira (21). A operação, coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), segue até esta quarta-feira (23) e inclui uma série de serviços de manutenção e zeladoria, como capinação, roçagem, varrição, pintura de meio-fio e reparos na iluminação pública. Um dos principais focos da ação foi a remoção de um bolsão de lixo formado por descarte irregular de resíduos.
Para garantir agilidade, a operação contou com o uso de maquinário pesado, como retroescavadeiras hidráulicas, tratores, caminhões caçamba e bobcats. Além da limpeza geral, equipes atuaram na eliminação de materiais que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, como pneus, latas e plásticos que acumulam água parada, contribuindo para o combate à dengue, zika e chikungunya.
A área do Verdão já vinha sendo monitorada pela Limpurb devido a denúncias e identificação de pontos críticos de descarte clandestino. Responsáveis flagrados jogando lixo de forma irregular foram notificados com base na Lei Complementar nº 4/1992, que prevê multas entre R$ 818,90 e R$ 2.807,03 — valores que podem ser ainda maiores, conforme o dano ambiental causado.
Durante o mutirão, os moradores também tiveram a oportunidade de descartar corretamente móveis velhos e eletrodomésticos fora de uso, com exceção de materiais perigosos, como vidros quebrados, pilhas, baterias e restos de poda. Além do bairro Verdão, os serviços de zeladoria estão em andamento em diversos pontos da cidade, como o Centro de Zoonoses, UBS do Residencial Ilza Terezinha, Avenida XV de Novembro, Praça do Bosque da Saúde, e bairros como Despraiado, Primeiro de Março, Jamil Nadaf e Jardim das Américas.