A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (7), 23 mandados de prisão e 5 de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídios e tortura. Os trabalhos, que fazem parte da Operação Lapidação, foram realizados em Cuiabá, Comodoro, Rondonópolis, Pedra Preta e Guiratinga.
Outras quatro pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de armas e comércio ilícito de entorpecentes durante a força tarefa. A Justiça Estadual, por meio da Sétima Vara Criminal da Comarca da Capital – especializada contra o crime organizado, também determinou o bloqueio de contas bancárias.
Investigações
O trabalho investigativo que desencadeou a operação teve início em 2019, sendo possível identificar integrantes da organização criminosa e o envolvimento do grupo na prática de diversos crimes.
Dentre os crimes elucidados na Operação Lapidação, está o homicídio que vitimou Danilo de Moura Barbosa, ocorrido em 11 de março de 2019 na cidade Poxóreu. Na ocasião, a vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo em frente a sua residência.
Em relação às contas bancárias bloqueadas, após análise do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil, foi possível identificar a movimentação financeira realizada pelo grupo entre os anos de 2017 e 2019, que totalizam mais de R$ 4 milhões.